Dicas para manter sua calopsita sempre feliz e saudável
|
Calopsita feliz e saudável
|
Todo tutor de calopsita ama demais essa ave brincalhona e companheira, e deseja vê-la sempre feliz e saudável.As calopsitas são aves muito inteligentes, ativas e interativas e por isso se você não souber atender devidamente às suas necessidades, você poderá ter sérios problemas com ela, tanto de saúde como de comportamento.
Cuidados com alimentação e água sempre limpos são sem sombra de dúvidas imprescindíveis, mas somente isso não basta.
Você precisa permitir que ave tenha dentro da sua casa atividades similares a que ela teria na natureza, para evitar que ela fique estressada, arranque penas, se mutile, etc... e acima de tudo para que fique feliz!
E, para isso, algumas coisas são fundamentais.
O espaço por exemplo. Uma calopsita não pode viver em uma gaiola minúscula (como a de um canário). Infelizmente já vi inúmeros casos de pessoas que as criam assim, em uma gaiola pequena com apenas um poleiro e sem espaço para ela se movimentar. Isso na minha opinião é crueldade. Acho cruel com os canários, imagine com uma calopsita.
A gaiola da calopsita precisa ser espaçosa, ela precisa andar para um lado e para outro, abrir as asas, se exercitar.
E sempre que possível é claro... e com supervisão e asas aparadas, soltá-las um pouco pela casa para que possa intaragir com os tutores.
Outra coisa importante, os brinquedos. As calopsitas precisam se distrair, mordiscar objetos desgastar e afiar o bico (coisa que ela faria na natureza), então não economize com isso achando que é bobagem. Espalhe brinquedinhos na gaiola para ela poder se distrair.
Companhia também é outra coisa importante para a felicidade da calopsita. Calopsitas não gostam de ficar sozinhas. Então, se você não fica muito tempo em casa, não tem muito tempo para dedicas à sua companheirinha, pense em arrumar uma outra para que elas se façam companhia.
Seguindo esses passinhos tão simples com toda certeza você terá uma calopsita feliz e saudável.