Todas as aves são muito mais inteligentes do que costumamos pensar.
As descobertas dos últimos 20 anos nos mostram que as aves estão entre as espécies mais criativas. Os corvídeos (pegas, corvos e gralhas) são reconhecidos por sua criatividade e os psitacídeos (papagaios, periquitos, calopsitas etc.) por sua excepcional capacidade de realizar atividades.
Estudos sobre a inteligência das aves têm demonstrado que estes animais são dotados de um aparato cognitivo capaz de lhes propiciar diversas ações que podem ser compreendidas como sinais de inteligência, como por exemplo a capacidade de planejar o futuro.
As calopsitas são animais sociais muito inteligentes, capazes de aprender a falar, manipular objetos, relacionar sons com objetos, realizar truques, decorar sons além de serem capazes de passar esse aprendizados para as próximas gerações.
Quando convivem diretamente com os humanos ouvimos muitas vezes alguém falar "minha calopsita parece gente, ou pensa que é gente". Isso acontece porque na natureza as calopsitas precisam pertencer a um bando, e quando um humano é o seu bando, ela irá se adaptar a sua rotina e o seu jeito de ser.
As calopsitas são inteligentes e encantadoras. Felizes daqueles que puderem conviver e conhecer um pouco mais dessas riquezas da natureza.