terça-feira, 17 de março de 2020

Calopsita com diarréia - O que fazer?

psitacídeos
Diarréia em Calopsitas

É muito importante estar sempre atento as fezes de sua calopsita para poder identificar qualquer problema com rapidez. O tratamento rápido faz toda a diferença para uma vida longa e saudável dessas aves, que são criaturas muito frágeis. 

Nós donos de calopsitas já sabemos como é o excremento normal de nossas aves, quase sempre durinho e de cor esverdeada (depende muito da alimentação) e uma partezinha branca.

A cor e a consistência da fezes nos ajuda a saber a saúde do sistema digestivo da ave.

Se percebermos anormalidades nas fezes de nossas calopsitas por mais de um dia consecutivo, devemos procurar imediatamento um veterinário.

A diarréia pode anunciar um problema grave.

mas também é preciso saber diferenciar a diarréia da urina, pois se a calopsita tomou água e comeu mais legumes, verduras e frutas que ração e sementes, nesse caso, é normal que faça coco mole por um período de tempo até que coma alimentos mais consistentes.

Se a diarréia continuar mesmo após a calopsita ingerir alimentos mais consistentes é preciso notar um outro detalhe: se há sangue nas fezes. Se houver, não espere um minuto sequer. Leve-a imediamtamente a um veterinário.

Qualquer diarréia em calopsitas, mesmo as que não são acompanhadas de sangue, podem ser muito perigosas e levar a ave a óbito.

As diarréias podem indicar problemas de figado, pâncreas, sistema digestivo, estresse, infecção bacteriana, entre outros.


Portanto, observe os alimentos que sua ave tem ingerido e verifique se as fezes estão de acordo. Não deixe que qualquer tipo de diarréia persista por vários dias sem levá-la a um veterinário e, em caso de sague na urina, não espere um minuto sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário