segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Gaiola para Calopsita: Qual devo Comprar?

Qual o tipo de gaiola ideal para calopsitas?


calopsita
Gaiola ideal para calopsitas

Adoráveis e inteligentes, as Calopsitas são muitas vezes escolhidas como animais de estimação por causa de sua capacidade de aprender truques, assobios e até mesmo falar. Muitas vezes são retiradas de suas gaiolas pelos donos, especialmente porque elas gostam de muita interação com os humanos e se dão bem com crianças mais velhas, que têm experiência em lidar com aves. Elas vivem por um bom tempo, por isso são animais de estimação de longo prazo, gostando de várias misturas de sementes, além de guloseimas, como barrinhas de sementes com mel, milho e ossos de siba. A escolha de uma boa gaiola para Calopsita também é fundamental!

É importante que sua Calopsita seja capaz de esticar totalmente suas asas dentro de sua gaiola. A gaiola para Calopsita pode ficar presa na parede ou em um pedestal, mas nunca no chão. Elas gostam de ficar no alto. A maioria das gaiolas para Calopsitas possuem poleiros e vasilhas para água, porém também é importante que tenham uma variedade de brinquedos para mantê-las ocupadas. Há forros absorventes disponíveis que convenientemente ajudam a manter a gaiola para Calopsita limpa, bem como capas de sementes, que irão garantir que a maioria das cascas e restos de comida fiquem dentro da gaiola, ao invés de cair sobre o chão.

Como normalmente a gaiola para Calopsita possui brinquedos, fica difícil falar um tamanho ideal de gaiola, porém, ela sempre deverá ser grande o suficiente para que o seu pássaro consiga se movimentar sem encostar as penas das asas e do rabo nas grades, além de ter espaço para fazer pequenos voos. Só lembrando que a gaiola deve ser de aço, pois uma de madeira seria comida em poucos segundos. Escadas, balanços e brinquedos ajudam a incentivar a brincadeira e atividade física. Há também os tipos de gaiolas de Calopsitas que têm áreas de lazer especiais e centros de atividades concebidas para a estimulação mental e física. 

psitacídeos
Gaiola para Calopsita

Gaiolas redondas são praticamente  as campeãs da escolha errada. São lindas, mas interferem na orientação espacial da ave, e até a disposição dos poleiros fica inadequada. É claro que se você puser sua ave numa gaiola redonda ela não vai reclamar, mas não é recomendável. Aí alguns dizem "mas o veterinário do meu passarinho tem o passarinho dele numa gaiola redonda". Ok, fica então a pergunta: "Desde quando gaiola é assunto veterinário?" Veterinários estudam para cuidar da saúde dos animais. Quem sabe melhor sobre os tipos de de gaiola são os criadores e alguns veterinários mais estudiosos que correm atrás de informação útil em vez de ficar esfregando diploma na cara dos clientes.

A malha das gaiolas e viveiros deve ter o espaço entre cada arame variando de 1,0 a 1,5cm, o que torna inviável usar gaiolas destinadas aos papagaios, porque esse espaço é maior e os poleiros costumam ser grossos demais. 

Uma boa opção pra quem tem mais de uma ave mas não dispõe de espaço pra um viveiro de bom tamanho são os mini-viveiros, que acomodam bem as aves, permitindo que elas escalem suas paredes e até mesmo dando pequenos vôos, ou ao menos batendo as asas sem voar.

Outro detalhe importante é o poleiro. Quanto mais irregular, melhor. Use , se puder, poleiros naturais junto com os da gaiola. 

Nesse caso selecione galhos de árvores frutíferas, como a goiabeira. Lembre também de posicionar os poleiros de modo que a ave consiga movimentar-se, evitando assim a quebra das penas principalmente da cauda.


Limpeza da gaiola:

É um capítulo importante na vida da sua ave e nos cuidados que você deverá ter. O contato com as próprias fezes cedo ou tarde fará mal para sua ave, portanto a higiene deve ser constante a fim de evitar problemas futuros. Você também pode ter problemas de saúde se não fizer a higienização adequada, pois as fezes das aves depois de secas soltam partículas nocivas, e ao respirar no ambiente onde há fezes secas há uma boa chance de contrair problemas respiratórios. 

O material usado na limpeza das gaiolas deve ser novo e de uso exclusivo. Há dois ótimos vídeos explicativos no youtube, de uma criadora de agapornis, explicando em detalhe o passo a passo, material que ela usa e tudo mais. Compensa assistir, mudei totalmente meu modo de limpar a gaiola depois dessa super orientação.

Enfim, se a higienização for adequada a sua calopsita dificilmente vai ficar doente.  Limpe adequadamente o ambiente onde a ave vive, e assim você e ela estarão praticamente livres de pegar/passar problemas de saúde um para o outro.

Um comentário: