quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Ovoscopia - O que é e como fazer ?

A ovoscopia é um procedimento muito simples, porém muito importante para o processo de reprodução de qualquer pássaro. Através da ovoscopia podemos verificar se os ovos estão realmente galados, e caso não estejam, podemos retirar estes ovos do ninho, fazendo com evitando que o casal gaste energia e saúde chocando ovos que não irão gerar nenhum filhote.

Acontece com muita de frequência os ovos não estarem galados. E após cinco dias já é possível saber se o ovo está ou não fertilizado, colocando-o contra a luz.
Funciona da seguinte maneira: se a luz passar por ele o ovo não está fértil, se você conseguir ver a bolsa de ar na ponta do ovo ele está galado e dentro de mais alguns dias é provável que nascerá mais um filhote. 

Segue imagem com a diferença entre os ovos:

como fazer ovoscopia
Ovoscopia

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Gaiola para Calopsita: Qual devo Comprar?

Qual o tipo de gaiola ideal para calopsitas?


calopsita
Gaiola ideal para calopsitas

Adoráveis e inteligentes, as Calopsitas são muitas vezes escolhidas como animais de estimação por causa de sua capacidade de aprender truques, assobios e até mesmo falar. Muitas vezes são retiradas de suas gaiolas pelos donos, especialmente porque elas gostam de muita interação com os humanos e se dão bem com crianças mais velhas, que têm experiência em lidar com aves. Elas vivem por um bom tempo, por isso são animais de estimação de longo prazo, gostando de várias misturas de sementes, além de guloseimas, como barrinhas de sementes com mel, milho e ossos de siba. A escolha de uma boa gaiola para Calopsita também é fundamental!

É importante que sua Calopsita seja capaz de esticar totalmente suas asas dentro de sua gaiola. A gaiola para Calopsita pode ficar presa na parede ou em um pedestal, mas nunca no chão. Elas gostam de ficar no alto. A maioria das gaiolas para Calopsitas possuem poleiros e vasilhas para água, porém também é importante que tenham uma variedade de brinquedos para mantê-las ocupadas. Há forros absorventes disponíveis que convenientemente ajudam a manter a gaiola para Calopsita limpa, bem como capas de sementes, que irão garantir que a maioria das cascas e restos de comida fiquem dentro da gaiola, ao invés de cair sobre o chão.

Como normalmente a gaiola para Calopsita possui brinquedos, fica difícil falar um tamanho ideal de gaiola, porém, ela sempre deverá ser grande o suficiente para que o seu pássaro consiga se movimentar sem encostar as penas das asas e do rabo nas grades, além de ter espaço para fazer pequenos voos. Só lembrando que a gaiola deve ser de aço, pois uma de madeira seria comida em poucos segundos. Escadas, balanços e brinquedos ajudam a incentivar a brincadeira e atividade física. Há também os tipos de gaiolas de Calopsitas que têm áreas de lazer especiais e centros de atividades concebidas para a estimulação mental e física. 

psitacídeos
Gaiola para Calopsita

Gaiolas redondas são praticamente  as campeãs da escolha errada. São lindas, mas interferem na orientação espacial da ave, e até a disposição dos poleiros fica inadequada. É claro que se você puser sua ave numa gaiola redonda ela não vai reclamar, mas não é recomendável. Aí alguns dizem "mas o veterinário do meu passarinho tem o passarinho dele numa gaiola redonda". Ok, fica então a pergunta: "Desde quando gaiola é assunto veterinário?" Veterinários estudam para cuidar da saúde dos animais. Quem sabe melhor sobre os tipos de de gaiola são os criadores e alguns veterinários mais estudiosos que correm atrás de informação útil em vez de ficar esfregando diploma na cara dos clientes.

A malha das gaiolas e viveiros deve ter o espaço entre cada arame variando de 1,0 a 1,5cm, o que torna inviável usar gaiolas destinadas aos papagaios, porque esse espaço é maior e os poleiros costumam ser grossos demais. 

Uma boa opção pra quem tem mais de uma ave mas não dispõe de espaço pra um viveiro de bom tamanho são os mini-viveiros, que acomodam bem as aves, permitindo que elas escalem suas paredes e até mesmo dando pequenos vôos, ou ao menos batendo as asas sem voar.

Outro detalhe importante é o poleiro. Quanto mais irregular, melhor. Use , se puder, poleiros naturais junto com os da gaiola. 

Nesse caso selecione galhos de árvores frutíferas, como a goiabeira. Lembre também de posicionar os poleiros de modo que a ave consiga movimentar-se, evitando assim a quebra das penas principalmente da cauda.


Limpeza da gaiola:

É um capítulo importante na vida da sua ave e nos cuidados que você deverá ter. O contato com as próprias fezes cedo ou tarde fará mal para sua ave, portanto a higiene deve ser constante a fim de evitar problemas futuros. Você também pode ter problemas de saúde se não fizer a higienização adequada, pois as fezes das aves depois de secas soltam partículas nocivas, e ao respirar no ambiente onde há fezes secas há uma boa chance de contrair problemas respiratórios. 

O material usado na limpeza das gaiolas deve ser novo e de uso exclusivo. Há dois ótimos vídeos explicativos no youtube, de uma criadora de agapornis, explicando em detalhe o passo a passo, material que ela usa e tudo mais. Compensa assistir, mudei totalmente meu modo de limpar a gaiola depois dessa super orientação.

Enfim, se a higienização for adequada a sua calopsita dificilmente vai ficar doente.  Limpe adequadamente o ambiente onde a ave vive, e assim você e ela estarão praticamente livres de pegar/passar problemas de saúde um para o outro.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Como saber o sexo da calopsita?

Como Saber se uma Calopsita é Macho ou Fêmea ?


calopsita fêmea
Sexo das Calopsitas

As calopsitas adultas com a coloração “cinza" (silvestre), que possuem o corpo cinza e cabeça amarela, são relativamente fáceis de distinguir com base na plumagem. As outras colorações podem dificultar a identificação, mas existem diferenças comportamentais suficientes e mudanças visuais sutis que, muitas vezes, podem ser utilizadas. Tente contar com várias fontes de informação em vez de apenas um atributo, já que as calopsitas têm uma grande variação física e comportamental.

Identificando o sexo através de atributos físicos (a partir dos 6 meses):
Aguarde até que o pássaro chegue à plumagem adulta. As calopsitas machos e fêmeas são idênticas quando jovens. Depois de 6 a 9 meses, o pássaro vai realizar a troca das penas pela primeira vez e crescerá uma nova camada de plumagem, tipicamente mais colorida e com maior variação entre os sexos.

Em raças de calopsitas cinza normais, as fêmeas adultas (e todos os jovens) têm marcas na parte debaixo das penas da cauda. Elas são, muitas vezes, listras horizontais alternando cinza e cinza escuro ou branco e cinza ou amarelo e cinza, mas algumas fêmeas têm pontos ou um padrão irregular em um fundo cinzento. Se você não vir nada, segure a calopsita acima da sua cabeça, de modo que a cauda fique na frente de uma luz brilhante, e examine de perto. Se você ainda não vir nenhuma marca, a calopsita é provavelmente um macho.

Compare os rostos. Em raças cinza normais, o macho normalmente tem penas faciais mais marcantes, com manchas alaranjadas vívidas se destacando num rosto amarelo brilhante. O rosto da fêmea tem manchas laranjas mais claras, geralmente contra um fundo amarelo ou cinza mais suave. Essa é a característica mais marcante dessa mutação.

As raças lutino, cujos membros têm uma cor amarela bem clara ou branca e círculos na bochecha, podem ser identificadas por manchas amarelas da fêmea sob as asas e marcas amarelas sob a cauda. Você pode precisar usar uma luz brilhante para vê-las.

Em algumas raças, apenas os machos desenvolvem uma cara amarela após a troca de penas, enquanto a fêmea mantém o rosto juvenil cinza ou castanho.

As calopsitas com a mutação do rosto branco, mas corpos que não são brancos, às vezes têm machos sem manchas na bochecha, e as fêmeas têm manchas fracas na bochecha que correspondem à plumagem do corpo.

Em calopsitas da raça pérola, que têm pontos brancos sobre um corpo que não é branco, o macho perde essas "pérolas" após a primeira muda, enquanto as fêmeas as mantêm.

Uma outra opção seria levar sua calopsita a um veterinário. Peça para ele ver o sexo da sua calopsita, e ele provavelmente irá analisar a forma dos ossos pélvicos, que tendem a ser mais largos na fêmea. Mesmo este método não é totalmente confiável, já que há uma grande variação entre os indivíduos. Se quiser ter certeza absoluta, peça um teste de DNA.

Identificando o sexo da calopsita pelo comportamento
- Observe as vocalizações. Embora não seja uma regra certa, uma calopsita que aprende a falar normalmente é um macho. Ainda que nem sempre aprendam frases inteiras, os machos tendem a ser mais vocais e a passar mais tempo assobiando, enquanto as fêmeas tendem a ser mais silenciosas, e sibilam e guincham com mais frequência que os machos.

- Dê ao pássaro um espelho. As calopsitas do sexo masculino são mais propensas a passarem muito tempo na frente do espelho se pavoneando, chamando o reflexo ou investigando o objeto. Se a sua ave perder o interesse rapidamente, é mais provável que ela seja uma fêmea.

- Observe os rituais de acasalamento dos machos. Os calopsitas machos são geralmente ficam ativamente tentando atrair uma parceira; às vezes, eles apresentam estes comportamentos mesmo sem um outro pássaro por perto: Bater o bico contra objetos para chamar a atenção de uma fêmea; Pavonear ao redor enquanto assobia ou bate o bico, envolvendo movimentos de salto e/ou mergulhos rápidos da cabeça; Pontas das asas levantadas do corpo, formando uma forma de coração quando visto de trás.

- Observe os rituais de acasalamento das fêmeas. As fêmeas geralmente são menos ativas em relação ao acasalamento e, normalmente, não apresentam os seguintes comportamentos, a menos que um macho esteja presente: Sentar em um poleiro baixo piando tranquilamente com sua cauda no ar; Tentar alimentar o calopsita macho com que ela estiver acasalando ou tentando acasalar.

- Repare nos métodos de masturbação. A maioria dos proprietários de aves experientes já notou um pássaro esfregar sua cloaca (parte inferior) em poleiros, objetos ou mesmo na mão de seu dono. Algumas aves vão fazê-lo diariamente ou até com mais frequência. Esse tipo de masturbação habitual é mais comumente visto em machos, mas há exceções.
A masturbação masculina geralmente envolve arquear ou ficar por cima do objeto e esfregar sua cloaca nele.
A masturbação feminina pode ser semelhante, mas também pode envolver colocar a parte de trás contra um objeto com a cauda para cima e o corpo inclinado para a frente.

Verifique a postura de ovos. Não é nenhuma surpresa que somente as fêmeas põem ovos.

Dicas

Se estiver comprando uma calopsita de um petshop ou criador, eles costumam saber o sexo quando decidem vendê-los. Mesmo que esse método não seja 100% preciso, a menos que testes de DNA tenham sido realizados, o palpite de um criador experiente é bastante confiável.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Quantas horas por noite uma calopsita deve dormir ?

Qual o horário ideal para a calopsita dormir?

calopsita dormindo
O sono da calopsita

 
O normal para aves (incluindo as calopsitas), é dormir de 10 a 12 horas por noite, pois na natureza elas dormem quando o sol vai embora (6 ou 7 h da noite) e acordam quando o dia começar a clarear.

Em nossas casas não deveria ser diferente, mas muitas vezes nossas calopsitas não querem saber de dormir antes das 21h.

Se elas passam o dia inteiro sozinhas, é normal que já tenham cochilado bastante e a noite queiram aproveitar sua companhia. Em casa é assim e se eu for colocá-las para dormir no horário que seria o ideal, mal vou curtir a companhia dos meus animaizinhos
e nem eles a minha ! 

Fora que elas também estão a todo vapor e até gritam se eu apago a luz.

Então, estipule um horário com bom senso, de forma que não desgaste muito sua calopsita (conheço pessoas que a deixam acordadas até 23h ou meia noite, e eu não recomendo).

Eu acostumei as minhas a dormir às 21h e agora mesmo se eu me esquecer do horário de apagar as luzes, elas já se recolhem pros seus cantinhos para descansarem.

Tenho 3 calopsitas há 7 anos  e elas nunca tiveram qualquer problema de saúde.
São saudáveis e brincalhonas.