Se você vai viajar e pretende levar sua calopsita, saiba que é necessário tomar algumas providências antes.
Viajar com calopsita |
Se a viagem for de carro ou de avião, não importa! Há necessidade de tirar GTA para evitar problemas com polícia florestal e fiscalizações.
Viagem por AVIÃO:
1. Marcar a data da viagem e providenciar a GTA (Guia de Transporte Animal) através do Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura. A GTA também pode ser feita através de veterinário ou clínica credenciados. A GTA é válida por 3 dias, por isto, confirme ANTES a data da viagem. Se a viagem for internacional é necessário o Certificado Zoosanitário nternacional (CZI) que é emitido pelos postos do Ministério da Agricultura localizados nos aeroportos internacionais. A CZI é gratuíta e o telefone para informações é: 11.3251-0400.
2. Os pássaros são colocados em caixas de transporte adequadas. Não é permitido despachá-los em gaiolas de forma alguma.
3. É preciso entrar em contato com a empresa aérea, fazer a reserva do transporte, informar o peso da ave e a dimensão da caixa de transporte.
Você vai viajar de ÔNIBUS?
As empresas aceitam animais de pequeno porte. É só apresentar a GTA.
Você vai viajar de CARRO?
Mesmo assim leve a GTA porque a Polícia Florestal pode criar problema. Se a sua calopsita está habituada a viajar em gaiola, tudo bem, porém se ela ainda não está habituada, é melhor você colocá-la em uma caixa para evitar que ela se machuque. Não vá se esquecer de fazer furinhos na caixa para ela respirar, ok? Se a viagem for de dia e o sol estiver quente é melhor você pensar em alternativas, pois o calor dentro do carro pode criar sérios problemas em sua ave. Muitos donos estão habituados a viajarem com suas calôs em gaiolas e até mesmo soltas dentro do carro, mas cuidado porque:
Na gaiola: uma freada mais brusca pode fazê-la cair do poleiro e se machucar.
Solta: Alguém pode se esquecer e abrir janelas.
Então agora que está tudo providenciado....
Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário