Calopsita com Penas Amareladas |
A alteração da cor das penas nem sempre é resultado de uma mutação genética, mas existem outras razões que levam as penas a mudarem de coloração. Calopsitas com doença hepática grave, geralmente causada pela síndrome do fígado gordo desencadeado por excesso de lipídeos, podem desenvolver penas amareladas.
Os cinzas silvestres podem apresentar penas amareladas nas regiões que deveriam ser penas brancas. Este tipo de alteração é mais evidente em calopsitas lutinas que normalmente têm intensidades variáveis da cor amarela tanto nas penas das asas como nas do corpo.
Se de repente uma calopsita tiver suas penas alteradas para um tom mais amarelo, este pode ser um sinal de problemas hepáticos graves.
Causas que levam à doenças hepáticas :
- Alto teor de gordura na dieta
- Dieta apenas à base de sementes ou de alimentos protéicos, ou alta ingestão desses alimentos a cada refeição
- Deficiências nutricionais como a biotina, metionina, colina
- Doença tireoidiana
- Toxinas como chumbo, arsênio, tetracloreto de carbono, clorofórmio, fósforo, aflatoxinas, e etionina
- Fatores hereditários
- Diabetes
Alguns vírus também também podem causar esta anomalia, mas não é uma ocorrência comum. O vírus responsável pela doença do bico e penas conhecido como PBFD (Psittacine Beak and Feather Disease) é umm exemplo. Nos papagaios africanos podem aparecer penas avermelhadas nas asas e no corpo.
Problemas nutricionais têm sido as causas mais comuns destas alterações, não apenas pela mudança da cor das penas como também a qualidade das mesmas durante seu desenvolvimento. A falta de nutrientes também é responsável por outras anomalias como baixo peso, crescimento anormal de bico, etc.
As aflotoxinas causam atrofia de órgãos ligados ao sistema imune das aves, podendo facilitar infecções secundárias (parasitas, protozoários, bactérias, vírus).
Para melhor representar o quadro exposto, a seguir imagem de uma calopsita com alteração de cor nas penas, falta de penas em volta dos olhos, crescimento anormal do bico, anomalia estética das asas e patas, estado de magreza geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário