quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Como evitar que a sua calopsita fuja ?

Veja dicas para redobrar os cuidados com a calopsita em casa

calopsita desaparecida
Calopsita desaparecida


Quantas pessoas você conhece que já perderam uma calopsita? Muitas não é verdade. Vejo histórias todos os dias, pessoas desesperadas, tristes e arrasadas por imaginar, sem saber ao certo, onde estará sua calopsita... viva, morta ? comendo, com fome ? com frio, na chuva, no sol de rachar? Dias e dias de procura, alguns casos com sucesso - ave recuperada, mas a grande maioria infelizmente desolada.

É muito importante fazermos algo para evitar que isso aconteça, ao invés de só nos preocuparmos depois de já ter passado por uma experiência dessa. Não devemos prender aves silvestres, é verdade... mas também não devemos soltar as que foram criadas e acostumada em cativeiro, pois elas vão sofrer e provavelmente morrer, se não forem acolhidas em um novo lar. 

O que podemos fazer para evitar uma fuga? 

Em primeiro lugar, telar toda a casa e não só o local onde a calopsita fica. 

E, mesmo telando todas as saídas, é importante também cortar as penas de voo da calopsita, até mesmo para a sua própria segurança. Esse corte não causa dor, desde que seja feito corretamente por alguém com conhecimento. Se for cortado errado, a ave poderá sangrar e até morrer. E se cortarem de um lado só, ela vai perder o equilíbrio e pode se machucar gravemente. A forma correta de cortar é sempre dos dois lados.

Um comentário: