Amazona aestiva, conhecido vulgarmente como papagaio-verdadeiro, ajuruetê, papagaio-grego, ajurujurá, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-boiadeiro, trombeteiro e louro, é uma ave da família Psittacidae. É nativa do Brasil oriental.
Papagaio Verdadeiro |
Fonte: Wikipédia
Nome científico: Amazona aestiva
Peso: 280 – 510 g Enciclopédia da Vida
Comprimento: 33 – 38 cm Enciclopédia da Vida
Classificação superior: Papagaios
Estado de Conservação: Pouco preocupante (Decrescentes)
Papagaio-verdadeiro
O papagaio-verdadeiro é uma ave Psittaciforme da família dos Psitacídeos.
Conhecido também como ajuruetê, juru-etê, curau, papagaio-comum, papagaio-curau, papagaio-de-fronte-azul, papagaio-grego, papagaio-baiano, trombeteiro (Mato Grosso), papagaio-boiadeiro e louro, como aliás são chamados todos os papagaios domesticados em nosso País.
Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça.
Características
Mede entre 35 e 37 cm de comprimento e pesa cerca de 400g. É o papagaio mais procurado, pois tem fama de "falador". Se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Existem indivíduos predominantemente amarelos; os mais novos podem ter a cabeça toda verde. O bico é negro no macho adulto. Possui asas arredondadas, largas e curtas.
Subespécies
O papagaio A. aestiva apresenta duas subespécies que se diferenciam pela coloração das penas:
- Amazona aestiva aestiva: habita o Maranhão e o Pará, chegando até o Rio Grande do Sul. Possui as penas da face menos amarelas e as penas da região do ombro avermelhadas.
- Amazona aestiva xanthopteryx: ocorre na Bolívia, Paraguai e Argentina e no sudeste do Brasil. Possui a face e ombros predominantemente amarelos.
Reprodução
Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas, barrancos ou ocos de árvores. A postura é de 4 ovo e os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução é de setembro a março. Essa espécie começa a reproduzir tarde, com 3 a 4 anos de vida.
Habitat
Habita o interior da América do Sul (Bolívia, Paraguai e Argentina). No Brasil é encontrado no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Centro-oeste, Sudeste (Minas Gerais) e no Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Curiosidades
Devido ao “dom da fala”, o papagaio-verdadeiro é muito procurado pelos homens, para servir de ave de estimação. Centenas deles são capturados e comercializados clandestinamente em feiras e mercados.
Distribuição Geográfica
Interior da América do Sul, do nordeste do Brasil, leste da Bolívia, Paraguai, até o norte de Argentina. Presente no interior do Brasil, no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Centro-oeste, Sudeste (Minas Gerais e Rio de Janeiro) e no Sul, Santa Catarina (inclusive litoral) e Rio Grande do Sul.
Procuram seu alimento tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arb ustos frutíferos. Subindo na ramaria utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segur ar a comida, levando à boca. Gostam mais das sementes do que da polpa da frutas. São atraídos por árvores fru tíferas como mangueiras, jaboticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros.
Amazona aestiva |
Papagaio verdadeiro |
casal de papagaios verdadeiros |
Papagaio Verdadeiro |
Papagaio Verdadeiro |
Pagagaio verdadeiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário