Jandaia-verdadeira
Ave da família dos Psittacidae. Seu nome científico é Aratinga jandaya, sendo conhecida em inglês como Jandaya Parakeet. Tem o costume de ficar isolada ou em pequenos bandos, com cerca de 15 pássaros.
Jandaia (Maritaca) |
Distribuição da jandaia-verdadeira
Esta ave está distribuída pelo território brasileiro. Sendo encontrada principalmente no Nordeste, desde o norte de Goiás passando pelo Piauí até o Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Seu habitat natural é na vegetação de caatinga, savanas com árvores, clareiras e extremidades de florestas tropicais.
Características físicas da jandaia-verdadeira
Ela mede 30 centímetros de comprimento e pesa em média 130 gramas. Não possui dimorfismo sexual e sua expectativa de vida chega aos 30 anos. Elas são aves sociáveis, vivendo em bandos de até 15 pássaros, e se adaptam facilmente ao convívio humano. São bastante barulhentas e emitem guinchos altos.
Sua plumagem é predominantemente verde. A cabeça e a garganta são amarelas, ficando degradê em laranja na parte superior do peito e na testa. A área ao redor dos olhos são vermelhas. A barriga, os flancos e debaixo das asas são vermelhos alaranjados. As extremidades das penas das costas são vermelhas. As partes externas das penas primárias e secundárias são azuis, à parte de cima do rabo é verde azeitona com as pontas azuis, o lado inferior do rabo é preto. O círculo ao redor dos olhos é branco, a íris é marrom acinzentada, o bico é preto e os pés cinzas.Os filhotes são semelhantes aos adultos, mas a cabeça é amarela clara com penas verdes espalhadas e com a íris é escura.
Alimentação da jandaia-verdadeira
Ela normalmente se alimenta de frutas como coco fresco e seco, banana, mamão, laranja lima, maçã, maracujá, coquinho, uva, goiaba, pitanga, açaí, acerola, melão, melancia, pera e outras. Também se alimenta de insetos e larvas, arroz com casca, milho verde, aveia, pequenas nozes e castanhas, bagas, amendoim, girassol e painço.
Adora vegetais como jiló, beterraba, pimentão, pimenta, pepino, vagem, semente de abóbora, berinjela, couve, brócolis, espinafre, rúcula, almeirão, escarola e chicória. Apreciam bastante as plantações de coco verde.Reprodução da jandaia-verdadeira. Elas são aves monogâmicas e sua maturidade sexual se inicia com 2 anos de idade. O período de reprodução vai de agosto a janeiro, no entanto o mês de setembro é o de maior fertilidade. Somente a fêmea de jandaia-verdadeira irá chocar os ovos, deixando o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho. Essa alimentação geralmente acontece em breves períodos na manhã e ao entardecer. A postura é de 3 a 5 ovos, o intervalo de tempo entre a postura de um ovo e outro é de três dias. Os ovos são incubados por 25 dias. O casal pode fazer até 3 posturas anuais.
Na natureza fazem seus ninhos em buracos nas árvores, cupinzeiros e em fendas de precipícios. Aceitam muitos tipos de ninhos e em várias posições quando estão em cativeiro, mas coloque-o em um canto escuro e no alto. Troncos de árvores ocas e caixas de madeira são os mais utilizados.Se o fundo do ninho ficar muito úmido é quase certo que os pais começarão a arrancar penas dos filhotes de jandaia-verdadeira. Na reprodução em cativeiro, para manter os ninhos bem secos, pode-se forrá-lo com serragem ou areia, sendo a areia mais fácil de se trabalhar.
Pode acontecer do macho rejeitar os ovos, destruindo-os, nesse caso deve-se separar o macho e deixá-lo próximo à fêmea sem que haja um contato do mesmo com o ninho e com os ovos. O preço da jandaia-verdadeira está girando em torno de R$ 800,00.
Fonte: https://casadospassaros.net
Jandaia |
Jandaia na natureza |
Jandaia |
Casal de Jandaia |
Casal de Jandaia |
Família de Jandaias |
Jandaia |
Jandaia |
Filhote de Jandaia |
Lindo
ResponderExcluir