segunda-feira, 17 de junho de 2019

Cuidados com a semente de Girassol

Pode dar semente de girassol para a Calopsita ?

  

O assunto de hoje é a semente de girassol, esse alimento, se não é o preferido, acredito que não está muito abaixo na lista das calopsitas. Elas adoram elas e ficam até escolhendo essa semente nas misturas de sementes oferecidas a elas. Algumas até só comem semente de girassol, e recusam as outras sementes, mas isso não é culpa delas, é a mesma coisa de dar duas opções para uma criança, uma verdura, ou uma barra de chocolate? É claro que ela vai querer o chocolate!
Mas essa semente é um assunto de muita discussão entre os criados de calopsitas, já que alguns se recusam a oferecer esse alimento para as suas calopsitas. Isso é porque 60% da semente de girassol é gordura! Olhe a tabela nutricional da semente de girassol:
Semente de girassol seca, sem casca
Quantidade100 gramas
Água (%)5
Calorias571,43
Proteína (g)21,43
Gordura (g)50
Ácido Graxo Saturado (g)5,36
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)9,64
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)33,21
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)17,86
Cálcio (mg)117,86
Fósforo (mg)714,29
Ferro (mg)6,79
Potássio (mg)696,43
Sódio (mg)3,57
Vitamina A (UI)35,71
Vitamina A (Retinol Equivalente)3,57
Tiamina (mg)2,32
Riboflavina (mg)0,25
Niacina (mg)4,64
Ácido Ascórbico (mg)Traços

Por mais que ela ofereça muitos outros benefícios para ave, a maioria de sua composição é gordura e calorias, e isso pode ter consequências ruins para as aves domésticas, já que elas não tem a mesma frequência de exercícios como uma ave que vive livre, assim como o voo que queima muita energia. E se ela não tiver os exercícios necessários e continuar consumindo sementes que são muito calóricas, como a semente de girassol, a longo prazo essa ave irá apresentar problemas graves de saúde. Um exemplo é uma pessoa que tem uma alimentação calórica, e é sedentária, ela apresentará problemas cardíacos, colesterol alto, fígado e diversas outra doenças decorrentes de pessoas sedentárias, com as aves isso não é diferente, ela também irá apresentar esses problemas de saúde.
Então, se a semente de girassol é tão ruim, devo parar de dar semente de girassol para minha calopsita? Ela gosta tanto!
Isso já deve ser algo a pensado por cada criador, e analisar a atividade de cada ave.
Se a sua ave vive livre, voa o tempo todo, tem uma alta prática de atividades que queimam muita energia, você pode sim dar a ela a semente de girassol, mas é claro que sem exageros, experimente oferecer como uma forma de recompensa por algo que ela fez, ou como um agrado de vez em quando em forma de petisco.
Agora, se a sua ave vive em gaiola, não voa, não se exercita, é melhor repensar na quantidade de sementes de girassol que oferece a ela, e até mesmo analisar se ela não devia ser cortada da alimentação da sua ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário