quinta-feira, 27 de junho de 2019

Como ensinar a calopsita a dançar ?

Quer ensinar sua calopsita a dançar ?


Pra começar, vale ressaltar que será sempre mais fácil ensinar truques para uma calopsita macho. Ouvimos dizer por aí que as fêmeas também podem aprender truques, até mesmo a falar, mas sei que costuma ser bem raro e mais complicado para ensinar, até por questões de temperamentos dos sexos. Também é mais fácil ensinar truques quando se tem uma ave só, pois nesses casos ela tem uma chance maior de se apegar ao dono e com isso querer aprender a imitar o seu comportamento. Quando se formam casais, a atenção delas tende a ser uma da outra e o dono fica em segundo plano. Mesmo assim podem aprender alguns truques, só fica um pouco mais trabalhoso.

A questão é decidir: serei egoísta e deixarei a ave passar a maior parte do seu tempo sozinha para poder aprender mais facilmente os truques que quero ensinar, ou ter pelo menos um casalzinho para que uma faça companhia a outra e deixar que elas aprendam o que for possível ?

No meu caso tive somente 1 ave durante 1 ano. Neste período ela aprendeu muitos truques comigo. Após esse tempo fiquei com dó de deixar ela a maior parte do dia sozinha e procurei uma fêmea para lhe fazer companhia. Acontece que depois de tanto tempo sozinha, ela já não quis mais saber da nova companheira e continuou apegado a mim. Como a nova ave também estava querendo se apegar a mim, por não ter um companheiro, fui obrigada a pegar mais um macho. Aí sim formaram um casal e estas 2 hoje me ignoram, rsrsrs. Mas amo todas elas e cada uma tem a sua beleza e o seu jeitinho especial de ser. 

Se o que você deseja é ensinar a sua calopsita a dançar, e já sabendo como isso pode ser mais fácil e mais trabalhoso, saiba que é muito simples. Basta você dançar para ela, mexer a cabeça para frente e para trás, andar em círculos, rapidamente ou lentamente, de preferência no ritmo da música. Você pode colocá-la em seu ombro para ela acompanhar os movimentos, ela vai amar. Calopsitas adoram uma bagunça ! 

Bora tentar ?

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Cuidados com a semente de Girassol

Pode dar semente de girassol para a Calopsita ?

  

O assunto de hoje é a semente de girassol, esse alimento, se não é o preferido, acredito que não está muito abaixo na lista das calopsitas. Elas adoram elas e ficam até escolhendo essa semente nas misturas de sementes oferecidas a elas. Algumas até só comem semente de girassol, e recusam as outras sementes, mas isso não é culpa delas, é a mesma coisa de dar duas opções para uma criança, uma verdura, ou uma barra de chocolate? É claro que ela vai querer o chocolate!
Mas essa semente é um assunto de muita discussão entre os criados de calopsitas, já que alguns se recusam a oferecer esse alimento para as suas calopsitas. Isso é porque 60% da semente de girassol é gordura! Olhe a tabela nutricional da semente de girassol:
Semente de girassol seca, sem casca
Quantidade100 gramas
Água (%)5
Calorias571,43
Proteína (g)21,43
Gordura (g)50
Ácido Graxo Saturado (g)5,36
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)9,64
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)33,21
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)17,86
Cálcio (mg)117,86
Fósforo (mg)714,29
Ferro (mg)6,79
Potássio (mg)696,43
Sódio (mg)3,57
Vitamina A (UI)35,71
Vitamina A (Retinol Equivalente)3,57
Tiamina (mg)2,32
Riboflavina (mg)0,25
Niacina (mg)4,64
Ácido Ascórbico (mg)Traços

Por mais que ela ofereça muitos outros benefícios para ave, a maioria de sua composição é gordura e calorias, e isso pode ter consequências ruins para as aves domésticas, já que elas não tem a mesma frequência de exercícios como uma ave que vive livre, assim como o voo que queima muita energia. E se ela não tiver os exercícios necessários e continuar consumindo sementes que são muito calóricas, como a semente de girassol, a longo prazo essa ave irá apresentar problemas graves de saúde. Um exemplo é uma pessoa que tem uma alimentação calórica, e é sedentária, ela apresentará problemas cardíacos, colesterol alto, fígado e diversas outra doenças decorrentes de pessoas sedentárias, com as aves isso não é diferente, ela também irá apresentar esses problemas de saúde.
Então, se a semente de girassol é tão ruim, devo parar de dar semente de girassol para minha calopsita? Ela gosta tanto!
Isso já deve ser algo a pensado por cada criador, e analisar a atividade de cada ave.
Se a sua ave vive livre, voa o tempo todo, tem uma alta prática de atividades que queimam muita energia, você pode sim dar a ela a semente de girassol, mas é claro que sem exageros, experimente oferecer como uma forma de recompensa por algo que ela fez, ou como um agrado de vez em quando em forma de petisco.
Agora, se a sua ave vive em gaiola, não voa, não se exercita, é melhor repensar na quantidade de sementes de girassol que oferece a ela, e até mesmo analisar se ela não devia ser cortada da alimentação da sua ave.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Calopsitas - Aves muito inteligentes !

Calopsitas são inteligentes?

Calopsita Inteligente
Muito além de serem apenas pássaros bonitinhos, as calopsitas são aves bastante inteligentes que possuem uma personalidade muito adorável. Por conta dessa personalidade, é possível em pouco tempo criar um forte laço de amizade com esse animalzinho. Essa característica torna a calopsita um excelente animal doméstico.

Muitas vezes, em demonstração de afeto, é comum vez por outra que a ave bique levemente o seu tutor, como se estivesse dizendo que aprecia muito a atenção que recebe.
Ao criar uma calopsita, saiba que elas não ficam felizes quando são deixadas sozinhas por um longo período. São aves que por natureza precisam de atenção. Se isso não for possível e você mesmo assim queira criar uma, uma saída seria ter um par de calopsitas do mesmo sexo. Assim ela nunca ficará sozinha.
Algo que pode ajudar sua calopsita a se manter feliz é por ter brinquedos a disposição. Eles farão com que ela se mantenha ocupada.

Fazer rodízio entre os brinquedos disponíveis é uma excelente maneira de conseguir que sua ave se mantenha interessada por eles.
Com certeza essa ave irá te surpreender com toda sua esperteza e encanto!

Fonte: https://www.gaiolasquatigua.com.br