Acidentes Domésticos com Calopsitas
É muito difícil tentar prever todos os acidentes domésticos possíveis que podem acontecer com nossas aves, mas é importante estarmos cientes dos principais deles, para que possamos evitar situações de risco. É uma boa idéia também termos à mão um bom kit de primeiros socorros para o caso de uma infeliz eventualidade.
Calopsita machucada |
Em
primeiro lugar, gostaria de dizer que não entendo a razão pela qual
algumas pessoas demonizam tanto as gaiolas, como se fosse uma crueldade
com as aves. Assim como nós nos sentimos seguros e confortáveis dentro
de nossas casas, as aves também necessitam ter um cantinho onde se
sintam protegidas. Um cantinho para descansar, para se alimentar, para
dormir em segurança. A crueldade existiria sim, se a gaiola fosse de
tamanho inapropriado - pequena demais para a ave - ou se fosse uma
prisão eterna de onde a ave nunca pudesse sair... ou ainda se fosse
suja.
Eu, particularmente acho muito importante que a ave tenha a casinha dela e que só durma e fique fora dela quando ela assim desejar.
E é bom também que ela tenha este cantinho para que, no caso de uma hora você precisar se ausentar por um tempo maior, ela possa ficar num local totalmente seguro.
Muitos pássaros morrem antes da hora natural como resultado de erros de seus proprietários, mesmo sem intenção ou por ignorância. Aprenda quais são os principais perigos domésticos que podem acabar levando seu pássaro à morte e veja que os mais comuns costumam acontecer, na grande maioria das vezes, com aves que ficam soltas.
Perigos:
- Janelas e portas abertas e asas não aparadas - ave foge. Canso de ver todos os dias pessoas fazendo postagens desesperadas, chorando, distribuindo cartazes e posso imaginar o sofrimento. Mas isso somente acontece por que este primeiro e mais comum erro foi cometido.
- Fogão ligado, panelas quentes - ave machucada ou até mesmo morta. Problema muito comum também. As aves podem se assustar com qualquer barulho, uma campainha, um estouro, um fogo de artificio, etc... e voar em qualquer direção, ou seja, na direção inclusive do fogão ligado.
- Objetos caindo - ave esmagada. Neste tipo de perigo são infinitas as possibilidades. A ave é um animal extremamente frágil e objetos pequenos que venham a cair sobre ela pode acabar sendo fatal.
- Pessoas andando, correndo, sentando - ave esmagada. Nem posso imaginar como deve ser isso, mas infelizmente também acontece muito. Todo cuidado com aves que ficam soltas, ainda é pouco !
Uma ave andando no chão, especialmente se for pequena, pode ser facilmente ferida por não ter sido vista. Pode ser pisada, prensada em portas, aspirada pelo aspirador de pó, ferida pelo pé de uma mesa ou cadeira, etc.
Pássaros ainda tem sido esmagados por poltronas reclináveis, donos que se sentam sobre eles quando estão entre as almofadas do sofá ou travesseiros, elas adoram se enfiar neste buraquinhos.
- Fios elétricos - aves eletrocutadas ao mastigá-los. Nem preciso dizer que algumas aves, especialmente as calopsitas, adoram picotar todos os fios e cabos que encontram pela frente, não é mesmo ? Acho que também não preciso detalhar muito sobre o perigo que isso pode representar.
- Gavetas, cestos de roupas, portas de guarda-roupa, geladeira, frezzer, etc - parece improvável mas algo do tipo já aconteceu comigo. Já tranquei a calopsita sem querer na sapateira, no guarda roupa e por pouco não na geladeira também. As danadinhas não podem ver uma porta aberta que já vão xeretar lá dentro. Numa dessas... pra quem está acostumado a ter a ave solta pela casa, o acidente pode ser fatal.
- Outros animais - Pássaros nunca devem ser deixados fora da gaiola sem supervisão, principalmente junto com outros animais, inclusive outros pássaros. Mesmo um cão ou gato que sempre se comportou de forma absolutamente tranqüila perto de uma ave não é confiável. Muitos pássaros morreram por um outro animal de estimação ter brincado com eles com um pouco mais de empolgação, ou por mordidas e pisões. Até mesmo pássaros também podem ferir uns aos outros.
- Plantas e Alimentos Tóxicos - Existem vários alimentos que são tóxicos para as aves. Algumas plantas caseiras podem ser tóxicas, e até fatais. Pesquise sobre a toxicidade de plantas que tiver em sua casa, e mantenha suas aves afastadas delas se não tiver certeza de que são seguras.
- Dormir com a ave - Pássaros devem dormir em suas gaiolas. Pássaros dormindo com seus donos correm sérios riscos de sufocamento ou traumas com risco de morte. Mesmo que o pássaro e seu dono tenham dormido juntos há algum tempo e estejam habituados a isso, sempre existe a possibilidade do pássaro ficar preso no vão entre a cama e o colchão, sufocado sob o travesseiro, ou seu dono rolar sobre ele durante o sono. Isso acontece com muita freqüência. Embora seja divertido assistir televisão na cama ou no sofá com sua ave, se houver a mínima chance de você cochilar, está na hora de devolvê-la à gaiola.
Embora não possamos prever todo acidente ou problema que pode ocorrer com nossos pássaros de estimação, sabendo quais são os maiores perigos, temos ao menos a oportunidade de tentar evitá-los.
Boa sorte !