Se você tem uma calopsita com certeza você já levou alguns sustos à noite, com a ave se debatendo na gaiola.
Se a gaiola ficar longe do local onde você dorme, pode ter sido pior. Você pode só ter notado que algo aconteceu no dia seguinte, ao encontrar penas espalhadas pela gaiola e pelo chão. Talvez até tenha encontrado sangue... e a calopsita apática e abatida.
As calopsitas sofrem o que chamam de "pânico noturno", que nada mais é do que uma defesa que essas aves possuem contra "possíveis" predadores. Desta forma, elas estão sempre atentas a qualquer ruído estranho, sombra, tremor, etc. Engana-se também quem pensa que o pânico só pode ocorrer à noite, pois as calopsitas assustam-se também facilmente durante o dia.
Com as minhas aves acontece muito durante o dia - algumas vezes assustam e eu nem consigo identificar exatamente com o que. Durante a noite eu consegui estabilizar um pouco as crises, colocando um abajur com uma luz bem fraca (amarela). Acredito também que, com o passar do tempo, elas começam a se acostumar com alguns barulhos antes estranhos, como o de pernilongos (elas sempre se assustavam), ou de fogos de artifício (as minhas já não assustam mais).
Certa vez ao assustar durante a noite uma de minhas calopsitas enroscou a asa na grade da gaiola e não conseguia se soltar. Como estava assustada e se debatendo muito, se machucou seriamente. Por sorte eu estava próxima a gaiola, levantei rapidamente e consegui tirá-la antes de um estrago maior (levei várias bicadas).
Para se prevenir ou pelo menos tentar reduzir este tipo de acidente, recomendo 3 providências básicas:
1 - Deixe sempre uma luz próximo a gaiola - luminária noturna, abajur com lâmpada fraquinha, etc. Jamais deixe a gaiola no escuro total e nem a cubra com panos tipo blackout.
2 - Não coloque sua ou suas aves dentro de uma gaiola muito pequena. Quanto menor o espaço, mais ela ou elas se machucarão numa crise de pânico.
3 - Deixe-as em um local calmo, longe de ventos, possíveis predadores, bichos e insetos no geral.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário