segunda-feira, 12 de março de 2018

Corte errado da asa da calopsita

O que eu mais vejo por aí e mais me deixa triste, são pessoas quem sem saber como fazer o corte da asa, ao invés de pesquisar ou levar para alguém que entenda do assunto, simplesmente "amputam" as asinhas de suas calopsitas e depois ainda ficam postando fotos pedindo "socorro".

A primeira coisa que é preciso entender é que não se corta a "asa" da calopsita, e sim as "penas" da asa... penas responsáveis pelo "voo". Mas algumas pessoas cortam literalmente a "asa" das pobrezinhas, e a "asa" sangra, podendo causar uma infecção e até mesmo a morte da ave.

Primeiro vou postar varias imagens, que acredito possam ajudar a quem tiver dúvidas de onde cortar:






Acredito que tenha dado para perceber pelas imagens, que cortamos somente as pontas das penas maiores, da camada de fora da asa da calopsita. Pode-se cortar bem rente a segunda camada de penas, mas nunca ultrapassá-la. As penas da parte de cima da asa NUNCA deverão ser cortadas, pois elas sangrarão e causarão muita dor a calopsita.

Sobre cortar somente as penas de 1 asa ou das 2, há muita controvérsia a respeito. Uns juram ser necessário cortar somente uma e outros alegam que cortando somente 1 elas podem ser machucar pois perdem o equilíbrio. Pela minha experiência e pelos testes que fiz usando uma e outra técnica, cheguei a minha própria conclusão de que o melhor para elas realmente é cortar as duas asas, pois cortando somente uma elas se espatifam no chão. Cortando as duas elas não levantarão voo, mas se caírem conseguirão planar e não se machucarão. Cada ave é de um jeito... tenho uma mais magrinha que mesmo com as asas bem aparadinhas consegue voar planando por uma distância relativamente grande. Uma outra, mais gordinha, mesmo com asa maiorzinha quase não voa... parece ter desaprendido. O ideal mesmo é conhecer seu bichinho e sempre tomar muito cuidado com janelas e portas abertas, pois se a calopsita se assustar ela poderá voar para longe, com ou sem a asa cortada.


2 comentários:

  1. caso ja tenha sido feito o corte erradíssimo o que pode se fazer pra crescer mais rápido
    (alguma vitamina por exemplo) e o que fazer pra ajudar a ave??

    ResponderExcluir
  2. Fazemos o corte certo...Da última vez , após uma semanas, as penas 1 e 2 de uma das asas quebraram no meio e ela ficou voando de lado desiquilibrada. Então tive que acertar todas...fiquei com dó... ela ficou arisca comigo uns 3 dias...ainda bem que as penas crescem....rsrsrsr

    ResponderExcluir