Qualquer anormalidade no bico pode fazer com que a ave passe a não utilizá-lo de forma apropriada, dificultando ou até mesmo impedindo de se alimentar normalmente.
As anormalidades que podem acometer o bico são :
- Angulação externa ou interna na apreensão,
- Bicos demasiadamente longos,
- Mandíbulas de formação anormal ou fendida, deformações, lesões, tumores, alteração de cor
Devemos estar atentos a qualquer sinal que detecte algum problema, o quanto mais cedo possível. A seguir alguns cuidados :
Diariamente observe o bico de sua calopsita, verifique se há alguma descoloração, rachadura e crescimento significativo;
Consulte um veterinário se você suspeitar de qualquer alteração para determinar a causa exata, se for o caso aparar o bico para permitir que o pássaro o utilize de forma plena;
Providencie brinquedos para ajudar seu pássaro a gastar a ponta do bico. Existem no mercado brinquedos apropriados para pássaros, feitos de madeira e outros materiais.
Deficiências nutricionais, infecções bacterianas, fungos, vírus e parasitas são apenas algumas das causas e é o que veremos a seguir.
CRESCIMENTO ANORMAL
O bico para uma ave é imprescindível, pois é com ele que a ave se alimenta, se movimenta e se defende. Se o bico tiver qualquer deformidade, vai impossibilitar que se alimente de forma adequada, tornando-a triste e doente, podendo morrer.
Nas aves de gaiola, a dificuldade de desgastar o bico pode provocar o seu crescimento anormal. O uso de pedras de cálcio, brinquedos feitos de madeira ajudam o pássaro nesse aspecto.
O crescimento exagerado do bico das aves é mais frequente ocorrer nos psitacídeos.
Fatores que propiciam o crescimento :
1) deficiências de vitaminas A e D 3 , de minerais (especialmente cálcio e fósforo) e de metionina.
2) dificuldade em desgastar o bico
3) má oclusão (de causa genética ou de traumatismo)
4) ácaros
5) problemas hepáticos
6) anomalias congênitas (que ocorre durante o desenvolvimento do embrião)
7) anomalias hereditárias (de ordem genética)
Tratamento :
1) tratar a causa;
2) manter periodicamente o tamanho do bico cortando (apenas por um veterinário ou criador experiente) ou lixando (com lixa de unha) a ponta do bico, caso contrário a ave terá dificuldade em se alimentar.
É muito importante a consulta de um veterinário, para orientação a respeito de uma alimentação correta , condições de alojamento, e o que deve ser proporcionado à ave para que se desenvolva e tenha qualidade de vida.
Aves com essa anomalia congênita não devem ser usados para procriação, pois essa falha genética pode ser transmitida aos filhotes.
A minha calopsita está com o bico muito grande dos dois lado em cima baixo poderia me ajudar não sei o que fazer com a calopsita .
ResponderExcluirMinha calopsita está com o bico de cima grande eu posso corta ou lixar?
ResponderExcluirLeve a um profissional. E investigue o porquê desse crescimento anormal.
ExcluirNão corte nem lixe em casa!!!
ExcluirInfelizmente achei agora essa matéria. Achamos que estava trocando o bico, cresceu bastante. Há 3 dias veio a falecer.
ResponderExcluir