O ato de cobrir a gaiola ou viveiro, em minha opinião, está relacionado ao fator proteção e segurança, já que é sabido pela maioria que calopsitas são aves que se assustam com enorme facilidade, a noite principalmente a facilidade é infinitamente maior, em um ambiente escuro ou com leve penumbra qualquer tipo de movimentação pode levar ao pânico e ocasionar ferimentos de leves a graves nas aves. É um ato de amor e proteção, porém existem fatores a serem observados e o mais importante deles é com o que vou cobrir a gaiola/ viveiro?
Vários métodos são indicados e podem ser utilizados para manter as aves protegidas e até mesmo aquecidas durante um período de baixas temperaturas e em dias de frio fora do inverno. O mais comum e barato é cobrir a gaiola com capas protetoras (comercializadas), plástico, lençóis de algodão, mantas e edredons. Diante destes métodos nos deparamos com alguns problemas, a indicação do plástico que dependendo da espessura e forma colocada pode tornar o ar vicioso, fazer barulho se for mal colocado (pode assustar as aves gerando ferimentos) e acumular odores em seu interior (gaiola/viveiro) ocasionando alergias respiratórias e já os de tecidos (de um modo geral) existe a possibilidade acumular ácaros e fungos. Bem, tudo na criação de aves ou qualquer tipo de animal cabe o bom senso, observação constante e hábitos de higiene perfeitos.
O inverno este ano de 2017 está sendo diferente, algumas cidades têm sofrido quedas de temperatura muito grande, assim como nós, os animais também sentem frio. Nesta época é comum ver outros tipos de animais de estimação com roupas de frio, mas o que fazer para proteger as aves?
As aves possuem penas, apesar de serem excelentes na proteção contra o frio, as penas não esquentam, apenas mantêm a ave aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuem a sua temperatura corporal e podem baixar a imunidade da ave e causar algumas doenças como pneumonia, corizas e muitas outras.
As gaiolas/viveiros devem ser colocadas em locais longe do vento e correntes de ar frio, se possível dentro de casa. Pode-se utilizar também, alguns aquecedores de ambiente, mas tomando sempre cuidado para que não esquentem demais e não sejam totalmente direcionados a gaiola/viveiro.
Outro cuidado importante que devemos ter é em relação à umidade do ambiente, em grande parte do país a umidade relativa do ar tende a ser baixa durante o inverno, e alguns aquecedores de ambiente podem diminui-la, ocasionando infecções e irritações respiratórias. Para evitar estes problemas, pode-se usar umidificadores de ambiente, ou como soluções mais rápidas e baratas, usar copos com água e panos úmidos. No entanto, o resultado destas técnicas nem sempre são satisfatórios.
Existem aquecedores específicos para animais com lâmpadas de cerâmica que são uma boa e durável fonte de aquecimento que não retira a umidade do ar. Consulte sempre o veterinário para saber a necessidade e melhor forma de usar um aquecedor de ambiente, pois deixá-lo muito próximo pode causar queimaduras e a ave deve ter um local para se esconder do calor excessivo.
Para aqueles que possuem viveiro externo, este hábito deve mudar durante o inverno, principalmente, no período da noite momento no qual as aves devem ser colocadas para dentro de casa. Para os viveiros a solução é colocar algum pano envolta do viveiro para cobri-lo e protegê-lo do frio, se o viveiro for móvel, recomenda-se que seja colocado em um local protegido de correntes de ar frio, principalmente, no período noturno, quando a temperatura sempre cai .
Lembrando que, as aves sempre que possível devem tomar sol mesmo neste período de inverno para que possam se aquecer naturalmente com a luz do sol.
A alimentação nessa época deve ser bem elaborada, para garantir que a ave absorva o máximo de vitaminas e proteínas no organismo ajudando a se manter mais forte e saudável.
Tomando o devido cuidado com a proteção de suas aves a noite e com as baixas temperaturas, sua ave não terá problemas com o frio.
Fui pegar a minha calopsita e o rabo saiu, o que fazer...estou arrasada, e qto tempo vai demorar crescer?
ResponderExcluir