As calopsitas podem ser acometidas por inflamações nos olhos de causas diversas, desde aquelas causadas por lesões (machucados) ou por bactérias quando a ave levar a patinha à região ocular. Podem também ser decorrentes de inflamações das vias respiratórias, e por doenças como a clamidiose.
Na fase inicial da inflamação, a região pode ser limpa com soro fisiológico por 2, 3 dias.
Caso persista a inflamação, pode ser necessário aplicação de colírio adequado ao tratamento, ou outro tratamento dependendo do diagnóstico.
O uso indiscriminado de colírios e pomadas oculares podem causar lesões irreversíveis. Somente o veterinário pode orientar a respeito.
Nas aves, a catarata ocorre por diversas causas: traumas constantes, traumas de cabeça, glaucoma, dieta hipercalórica, alterações hepáticas, clamidiose, ou devido a idade avançada.
O que fazer? Primeiramente leve a um veterinário para a ave ser avaliada. Se for pela idade, provavelmente ocorrerá de forma bilateral e gradativa.
Como a ave vai sobreviver se ficar cega ou enxergando pouco? A maioria das aves se adapta a essa situação, devemos manter uma rotina deixando a gaiola com os poleiros, comedouros e bebedouros mantidos na mesma posição e local.
Fique atento, pois nessa fase de vida podem surgir complicações como glaucoma, aderência da íris, uveíte etc., por isso é adequado ter um acompanhamento de um veterinário para que não ocorram.
Fonte: http://www.calopsitas.org/inflamacoes-nos-olhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário