1. Deixando a calopsita confortável
- Se você precisa de ajuda adestrando o pássaro, um veterinário ou uma pet shop em sua cidade poderão ajudar — ou, ainda, algum amigo experiente.
2. A calopsita deve estar saudável.
Observe se há comida e água suficientes, além de bastante espaço na gaiola. Além disso, para que esteja em plena forma física, leve-a para fazer exames veterinários regularmente. Se a sua calopsita se sente um pouco debilitada, é menos provável que se disponha a falar.
3. A calopsita deve estar feliz.
Dê a ela muita atenção e estimule-a mentalmente. Ensiná-la a falar é parte dessa atenção, mas você também deve dar a ela brinquedos para brincar, além de elogios e afeição, com ou sem fala. O cérebro de uma calopsita precisa ser estimulado para que ela se sinta feliz.
Além disso, o pássaro deve estar em um ambiente agradável a ele. Dessa forma, ele se sentirá mais confortável enquanto aprende as palavras.
4. Treine o pássaro em um lugar silencioso. Isso fará com que ele se concentre apenas em você e em suas palavras. Se o seu pássaro se distrai facilmente, você pode tentar conversar com ele mantendo a gaiola coberta. Isso também eliminará as distrações visuais.
5. Apresente ao pássaro uma frase de cada vez. Use palavras fáceis e curtas que você tenha o hábito de dizer com frequência, como o nome de sua calopsita. [4] Se você quer ensinar a ela algo diferente de seu nome, lembre-se de usar uma frase simples, contendo uma ou duas palavras relativamente agudas.
- Use as palavras no momento certo — por exemplo, não ensine "Bom dia" no meio da noite, quando você está prestes a dormir, e vice-versa.
6. Concentre-se nas palavras que "agradam" ao seu pássaro. Observe os olhos da calopsita. As pupilas dela ficam maiores quando você diz uma certa palavra? O topete se levanta para indicar empolgação ou interesse? Se você não observa qualquer reação, pode ser que não esteja ensinando uma palavra que ela gosta de falar.
- A calopsita talvez não esteja repetindo a frase por outras razões. Por exemplo, pode ser que o pássaro não seja fisicamente capaz de dizê-la.
7. Fortaleça o comportamento com reforços positivos. Dê ao pássaro muitas guloseimas e atenção sempre que ele disser uma palavra corretamente. Dependendo das preferências dele, talvez não haja uma coisa "certa" a se fazer. Alguns deles podem gostar mais da comida humana, enquanto outros talvez prefiram alimentos para pássaros. Independente do que você escolha fazer, cuide para que seja algo positivo.
8. Repita a frase com frequência e seja paciente. Não importa quão inteligente seja o seu pássaro, ele não é Einstein. É preciso ter paciência, ou ele sentirá medo e você perderá todo o progresso já obtido até agora. Um único movimento de mão pode fazer isso — seja cuidadoso!
9. Complique e aumente as frases ensinadas. Assim que o pássaro houver aprendido uma frase, dê a ele mais para aprender. Afinal de contas, você não quer ouvir a mesma coisa todos os dias.
- Experimente narrar o que você faz para a calopsita. Quando der a ela uma maçã, diga "quer um doce?" — se você o fizer com frequência suficiente, e ela gostar de falar, é possível que comece a repetir a frase quando você chegar com uma guloseima.
- Experimente assobiar para a calopsita. Se você der a ela uma série de notas, repetidamente, ela pode repetir a sequência de volta. No entanto, saiba que, quando ela aprender a assobiar, pode preferi-lo em vez de falar, já que é mais fácil para pássaros.
DICAS
- Se você deseja adotar uma calopsita e quer treiná-la a falar, considere optar por um macho. Calopsitas do sexo masculino tendem a falar mais do que as fêmeas.
- O seu pássaro pode começar a falar apenas para chamar atenção, parando assim que você chegar. Ele pode aprender que, ao dizer uma palavra que se recusa a falar, recebe muito amor e atenção e, como resultado, pode usar isso para seu próprio prazer.
- Consiga a gravação de uma calopsita e reproduza-a para o pássaro. Essas repetições de palavras e sons de curta duração podem ser executadas até mesmo enquanto você estiver fora de casa. Você pode até mesmo criar a sua própria! Pegue um gravador e registre seis minutos das palavras que você quer que ela diga. Inclua Aproximadamente três ou quatro pausas, dependendo da capacidade de atenção do pássaro. Deixe a gravação sendo reproduzida para ajudá-lo a aprender, mesmo fora dos treinos.
- Adestrar uma calopsita pode ser um desafio se ela já tiver idade avançada. O melhor momento para treiná-las para falar é quando chegam aos 8 a 10 meses de idade.
- Calopsitas em pares são menos propensas a falar. Isso acontece porque é mais provável que criem vínculos entre si do que com seres humanos.
Fonte: http://pt.wikihow.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário