O alho é repleto de óleos essenciais sulfurosos, uma vez que mata bactérias, dilui e purifica o sangue e é um fortificante por excelência além de ajudar na muda das penas pois purifica o sangue. Muitos criadores utilizam o alho, uma vez que tem qualidades de destruição de parasitas intestinais e pode ser utilizado como substância fortificante, anti-séptica e bactericida com fortes componentes antibióticos além das vitaminas (A, Bs, C), alguns aminoácidos e o teor de enxofre bio-disponível, uma das substâncias mais importantes do alho é a alisina que se liberta quando este é esmagado. Por isso os extratos de alho ou formas em pó são mais eficazes (e concentradas). Chás e infusões de alhos inteiros não liberam as mesmas quantidades deste composto que tem propriedades estimulantes e anti-microbianas. Além disso, os compostos sulfurados não se dão muito bem com a água. Este composto também é bastante volátil dai o cheiro forte do alho quando é esmagado. O melhor exemplo do efeito do alho é a sua ação nas diarreias. Devendo-se prestar atenção aos produtos de alho vendidos para cozinha porque alguns contém outros ingredientes além do alho.
Podendo ser oferecido das seguintes maneiras as nossas aves:
- Dente de alho cru, atracado nas grades da gaiola ou viveiro.
- Mergulhado na água do bebedouro, dando origem a uma infusão de alho (sendo servido duas vezes na semana).
- Misturado na farinhada (dois dentes de alho por kg de farinhada).
Podendo-se também ser misturado na farinhada o alho encontrado ralado ou em pó vendido como tempero nos supermercados, na medida de 1 colher de chá por kg de papa, além de poder ser utilizado também colocando-se um dente de alho em 1l de água e deixando em repouso por 20 a 24 horas. No dia seguinte dá-se a água aos pássaros e renova-se a água e o dente de alho que sobrarem.
Observação:
Recomendo usá-lo na alimentação das aves de forma a que seja esmagado, ralado ou em pó pois é mais eficaz porque permite maiores concentrações de alisina.
*Fonte: Fórum avespt.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário