Hoje vamos falar sobre um tema que pode causar sérios problemas para suas aves, principalmente nas fêmeas.
Lembrando que o que será explicado nesse post, vale APENAS para aves em cativeiro! Ok? Então, vamos lá...
Quantas vezes as calopsitas conseguem reproduzir no ano? Se vc permirtir, ela irá reproduzir o ano inteiro, sem parar. E é aí que começa o problema, pois se vc não retira os estímulos para reprodução do dia dia delas, elas certamente não irão parar de reproduzir e isso pode causar sérios problemas.
O que recomendamos é que permita um casal se reproduzir APENAS 3 VEZES NO ANO!
Mas se elas se reproduzem o ano todo, pq eu deixaria de ter filhotes sendo que eu amo cuidar deles? A resposta é simples. Uma reprodução BEM FEITA necessita de alguns procedimentos. Por exemplo, PELO MENOS um mês antes de iniciar a reprodução, é necessário fortalecer bastante a alimentação das suas aves, pois durante todo o processo existe uma grande perda de energia, cálcio, vitaminas, proteínas... dentre outras coisas importantes para o organismo da ave. O que pode ocasionar fraqueza, doenças e até mesmo a morte do animal.
Mas não é só fortalecer a alimentação e botar as aves para reproduzir! Além desse um mês de alimentação reforçada, também temos que contar o período de postura dos avos, de choca dos ovos e de cuidados que os pais terão com os filhotes. O que também vai gerar muito desgaste no seu casal... o que faz necessário manter a alimentação reforçada não somente antes da reprodução, mas também durante todo o período citado para que as aves se mantenham fortes.
Outra coisa, que é uma das mais importantes! O casal (principalmente a fêmea) NECESSITA de um período de descanso após a reprodução, para que eles reponham todas as proteínas, vitaminas, cálcio, energia e etc... não respeitando esses períodos e necessidades, além de estar explorando a ave, vc também estará colocando-as em EXTREMO risco de até mesmo perder a vida!
Mas pq você não disse para reproduzir de 4 em 4 meses, que dá exatamente 3 vezes por ano? Pq não é somente colocar a ave para reproduzir de 4 em 4 meses e pronto... realmente daria 3 reproduções no ano, mas ainda temos que pensar nas condições climáticas. É preciso planejar esse período para que os filhotes não nasçam no inveno, pois o frio pode acabar deixando tudo muito perigoso, pois os filhotes nascem muito frágeis e sem o controle de sua temperatura corporal (habilidade que eles adquirem com o tempo) , o que pode causar diversos obstáculos durante a criação e até mesmo pode acabar com filhotes que não irão vingar.
Existem muitos, mas muitos mesmo, criadores que apenas visando o lucro, colocam o casal para reproduzir cinco, seis vezes no ano, explorando a ave! A ave morre depois de um tempo ou fica com sérios problemas e eles apenas descartam colocando um casal novo e mais forte no lugar para continuar com a exploração! Então, por favor, não seja uma dessas pessoas! Tenham a consciência de que é um ser vivo que necessita de certos cuidados, planejamento e gastos. Não são um mero brinquedo ou máquina de dinheiro. Se quiser reproduzir sua ave, siga o procedimento recomendado para evitar problemas e para que suas aves tenham filhotes lindos e saudáveis.Fonte: https://www.facebook.com/calopsitando/photos/a.1007232529330858.1073741828.1007221022665342/1014340731953371/?type=3&theater
Nesse caso tenho que separar então o macho? Meus casais praticamente expulsam os filhotes do ninho e já querem reproduzir novamente! O certo seria retirar o macho do viveiro ou apenas retirar o ninho?
ResponderExcluir