Eu tenho um casal de calopsitas, o macho com 3 anos e a fêmea com 2, e eles não acasalam.
Porque isso acontece?
Pode acontecer por diversas razões, no meu caso acredito que seja porque fiquei com o macho sozinho por 1 ano inteiro e então ele se acostumou sem a presença da fêmea e agora nem sequer se aproxima dela. A fêmea também acabou ficando arisca com o macho, por só apanhar todas as vezes que tentava uma aproximação.
Mas sei de casos também que o macho até tenta acasalar, mas parece que não consegue, ou não sabe muito bem como fazer. Parece haver uma falta de entrosamento entre o casal. Acredito também que na maioria das vezes sejam casais que não cresceram juntos e foram unidos depois de algum tempo. As calopsitas são monogâmicas, só escolhem um parceiro por toda a vida, e isso pode acabar dificultando no acasalamento.
A conclusão é que o fato de serem macho e fêmea não quer dizer que formarão um casal, e as vezes será preciso aceitar isso ! É possível que haja inexperiência de um ou de ambos, ou falta de "afinidades" entre o casal e até mesmo essas aves podem ter se tornado "humanizadas" demais com seus donos o que dificulta seus instintos naturais da espécie.
O que você pode fazer é tentar dar um forcinha, como já foi mostrado no post: http://minhacalopsitaminhavida.blogspot.com/2016/04/estimulos-para-reproducao-das-calopsitas.html
Boa sorte !
Nenhum comentário:
Postar um comentário