terça-feira, 10 de maio de 2016

Calopsita com respiração ofegante ou bico aberto

Calopsita ofegante - O que pode ser?

calopsita ofegante
Calopsita ofegante ou com o bico aberto

Se sua ave sob a menor condição de estresse já começa a apresentar respiração ofegante ou com o bico aberto, ela deverá ser submetida a um exame médico. Este não é um comportamento normal e provavelmente esteja ocorrendo devido a infecções bacterianas ou por fungos ou por ácaros.

Entre os principais sintomas envolvidos temos: dispnéia, corrimento nasal, inchaço infra-orbital, movimento de cauda, ruídos respiratórios e espirros. 

Bactérias e fungos são os principais agentes causadores de doenças respiratórias. Não devemos esquecer de vírus e ectoparasitas (a sarna também pode afetar as narinas). Outros parasitas se instalam na traquéia, prejudicando a vocalização das aves. Um quadro clínico bastante comum é chamado de Peito-Seco, onde a ave apresenta alteração respiratória, diminuição do apetite e uma atrofia do músculo
peitoral. Tratamentos suporte, antibióticos e boa ambientação, é o protocolo mais indicado.

Doenças respiratórias são altamente transmissíveis, e evoluem em um tempo muito curto, portanto devem ser detectados rapidamente e o tratamento iniciado o mais rápido possível.


7 comentários:

  1. Qual o medicamento para esse efeito

    ResponderExcluir
  2. Qual o medicamentos indicador

    ResponderExcluir
  3. O ideal é levar para o veterinário especializado em aves. Mas caso não consiga por algum motivo, dê para sua calopsita um antibiótico, o da Avitrin por exemplo. Isso não significa que resolverá o problema, e se dado incorretamente você poderá agravar ou até matar sua ave.

    ResponderExcluir
  4. A minha calopsita hoje está dispnéica! Que faço? Aqui não tem vet.

    ResponderExcluir
  5. Por favor me responda, informei acima esqueci por meu nome é Lopes

    ResponderExcluir
  6. Qual o medicamento indicado

    ResponderExcluir
  7. Por favor qual o medicamento

    ResponderExcluir