Sua calopsita é curiosa ?
Calopsita Silvestre |
Calopsita Silvestre |
Se as unhas da sua calopsita ficarem muito grandes, você pode precisar cortá-las ou lixá-las, do contrario elas podem acabar se enroscando em panos, tapetes, sofás, etc e se machucando ou então podem machucar e arranhar você!
O corte das unhas é bem simples e não tem muito segredo, e é importante principalmente na época de reprodução pois, muitas vezes a fêmea acaba matando alguns filhotes ao deitar ou sair do ninho.
O corte deve ser feito somente na pontinha da unha, com muito cuidado para não cortar os vasos sanguíneos. Algumas espécies possuem as unhas claras, onde é possível enxergar esses vasos, mas outras calopsitas possuem unhas escuras, impossibilitando visualizá-los. Então, para ter certeza siga a dica: corte somente as "pontinhas".
Se por acidente a unha começar a sangrar, tenha calma, estanque com um papel e aguarde um pouco, se não parar, pó ou líquido que ajudam a estancar o sangue. Se isso não resolver, a alternativa será correr para o Veterinário.
Então, MUITO CUIDADO!
Se você preferir, você pode também somente lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado.
Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Peça ajuda de alguém para lhe ajudar nesta tarefam enquanto um segura a calopsita, a outra pessoa corta ou lixa as unhas.
Observe o vaso sanguíneo e onde foi feito o corte da unha (cortar somente uma pequenina pontinha).
Obs.: As unhas do Lutino são muito mais fáceis de se cortar, pois a transparência permite ver o canal por onde passa o sangue. Já nos Silvestres não se tem a transparência.
Alguns cuidados ao cortar as unhas: Veja na imagem acima, do ponto 1 ao 2 não deve cortar pois nessa área se encontra a veia, para ter certeza que a veia não será cortada deixe um espaço e depois corte a partir do número 3, como na figura.
SE AINDA NÃO SE SENTIR SEGURO OU NÃO LEVAR JEITO, LEVE A UM VETERINÁRIO !
Calopsita ofegante ou com o bico aberto |
Se
sua ave sob a menor condição de estresse já começa a apresentar
respiração ofegante ou com o bico aberto, ela deverá ser submetida a um
exame médico. Este não é um comportamento normal e provavelmente esteja
ocorrendo devido a infecções bacterianas ou por fungos ou por ácaros.