quarta-feira, 18 de maio de 2016

Calopsita - Será que todas são curiosas ?!

Sua calopsita é curiosa ?


psitacídeos
Calopsita Silvestre


A resposta é SIM !!! As calopsitas são seres lindos e curiosos !!! E a carinha que elas fazem quando querem xeretar algo é a coisa mais linda !

Mas apensar de ser lindo e muito engraçado este comportamento das calopsitas, nós precisamos ter cuidado redobrado com elas e com tudo o que elas possam ter acesso.

Desta forma o menor descuido pode acabar sendo fatal, visto que são seres muito frágeis.

Veja alguma coisas de perigos eminentes para as calopsitas:












terça-feira, 17 de maio de 2016

Ensinando a calopsita a falar


Se a sua calopsita for macho e for sozinho com você, ou seja, se você não tiver outra calopsita na casa, provavelmente, ele vai aprender a falar. Por que? Porque quando eles convivem sozinhos (sem outra calopsita) com o dono eles assumem o dono como sendo do bando deles e passam a imitar o que o dono faz. Se na casa tiver várias pessoas ele vai escolher de quem gosta mais, com quem tem mais identidade e vai passar a imitar o que esta pessoa ensinar. Comece ensinando uma palavra mais simples. O melhor período é pela manhã. Converse com ele, adule e repita palavra que deseja ensinar não se preocupando QUANDO ele vai falar. O importante é que ele sinta COMUNICAÇÃO entre vocês e que ele tenha vontade de imitá-lo. Lembre-se que só imitamos a quem admiramos e as calopsitas não são diferentes. Faça com que ela te admire e goste de você para que ela queira se esforçar e aprender a falar. Não desista nos primeiros dias. É preciso paciência e treino.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Calopsita bocejando muito ! É normal ?

Sua calopsita boceja muito ?  Será que isso é normal ?


Se a sua calopsita abre o bico, muitas vezes, de 
forma seguida, saiba que isso ocorre na maioria das vezes quando ela está relaxada, ou próxima ao horário de dormir. Ela boceja repetidas vezes para mostrar que está tranquila, segura e relaxada.

Mas outra hipótese que pode acontecer algumas vezes, é que tenha entrado ar em seu papo, e por isso as esticadas no pescoço e bocejadas.

Mas fique tranquilo ! Não é nada grave com que você tenha que preocupar e é totalmente comum e rotineiro. 

E aliás, é uma graça ! 


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Quantas vezes as calopsitas podem reproduzir por ano ?


Hoje vamos falar sobre um tema que pode causar sérios problemas para suas aves, principalmente nas fêmeas.

Lembrando que o que será explicado nesse post, vale APENAS para aves em cativeiro! Ok? Então, vamos lá...

Quantas vezes as calopsitas conseguem reproduzir no ano? Se vc permirtir, ela irá reproduzir o ano inteiro, sem parar. E é aí que começa o problema, pois se vc não retira os estímulos para reprodução do dia dia delas, elas certamente não irão parar de reproduzir e isso pode causar sérios problemas.
O que recomendamos é que permita um casal se reproduzir APENAS 3 VEZES NO ANO!
Mas se elas se reproduzem o ano todo, pq eu deixaria de ter filhotes sendo que eu amo cuidar deles? A resposta é simples. Uma reprodução BEM FEITA necessita de alguns procedimentos. Por exemplo, PELO MENOS um mês antes de iniciar a reprodução, é necessário fortalecer bastante a alimentação das suas aves, pois durante todo o processo existe uma grande perda de energia, cálcio, vitaminas, proteínas... dentre outras coisas importantes para o organismo da ave. O que pode ocasionar fraqueza, doenças e até mesmo a morte do animal.
Mas não é só fortalecer a alimentação e botar as aves para reproduzir! Além desse um mês de alimentação reforçada, também temos que contar o período de postura dos avos, de choca dos ovos e de cuidados que os pais terão com os filhotes. O que também vai gerar muito desgaste no seu casal... o que faz necessário manter a alimentação reforçada não somente antes da reprodução, mas também durante todo o período citado para que as aves se mantenham fortes.
Outra coisa, que é uma das mais importantes! O casal (principalmente a fêmea) NECESSITA de um período de descanso após a reprodução, para que eles reponham todas as proteínas, vitaminas, cálcio, energia e etc... não respeitando esses períodos e necessidades, além de estar explorando a ave, vc também estará colocando-as em EXTREMO risco de até mesmo perder a vida!
Mas pq você não disse para reproduzir de 4 em 4 meses, que dá exatamente 3 vezes por ano? Pq não é somente colocar a ave para reproduzir de 4 em 4 meses e pronto... realmente daria 3 reproduções no ano, mas ainda temos que pensar nas condições climáticas. É preciso planejar esse período para que os filhotes não nasçam no inveno, pois o frio pode acabar deixando tudo muito perigoso, pois os filhotes nascem muito frágeis e sem o controle de sua temperatura corporal (habilidade que eles adquirem com o tempo) , o que pode causar diversos obstáculos durante a criação e até mesmo pode acabar com filhotes que não irão vingar.
Existem muitos, mas muitos mesmo, criadores que apenas visando o lucro, colocam o casal para reproduzir cinco, seis vezes no ano, explorando a ave! A ave morre depois de um tempo ou fica com sérios problemas e eles apenas descartam colocando um casal novo e mais forte no lugar para continuar com a exploração! Então, por favor, não seja uma dessas pessoas! Tenham a consciência de que é um ser vivo que necessita de certos cuidados, planejamento e gastos. Não são um mero brinquedo ou máquina de dinheiro. Se quiser reproduzir sua ave, siga o procedimento recomendado para evitar problemas e para que suas aves tenham filhotes lindos e saudáveis.
Fonte: https://www.facebook.com/calopsitando/photos/a.1007232529330858.1073741828.1007221022665342/1014340731953371/?type=3&theater

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Casal de calopsita não quer acasalar. Qual a razão ?


Eu tenho um casal de calopsitas, o macho com 3 anos e a fêmea com 2, e eles não acasalam.
Porque isso acontece?

Pode acontecer por diversas razões, no meu caso acredito que seja porque fiquei com o macho sozinho por 1 ano inteiro e então ele se acostumou sem a presença da fêmea e agora nem sequer se aproxima dela. A fêmea também acabou ficando arisca com o macho, por só apanhar todas as vezes que tentava uma aproximação.

Mas sei de casos também que o macho até tenta acasalar, mas parece que não consegue, ou não sabe muito bem como fazer. Parece haver uma falta de entrosamento entre o casal. Acredito também que na maioria das vezes sejam casais que não cresceram juntos e foram unidos depois de algum tempo. As calopsitas são monogâmicas, só escolhem um parceiro por toda a vida, e isso pode acabar dificultando no acasalamento.

A conclusão é que o fato de serem macho e fêmea não quer dizer que formarão um casal, e as vezes será preciso aceitar isso ! É possível que haja inexperiência de um ou de ambos, ou falta de "afinidades" entre o casal e até mesmo essas aves podem ter se tornado "humanizadas" demais com seus donos o que dificulta seus instintos naturais da espécie.


O que você pode fazer é tentar dar um forcinha, como já foi mostrado no post: http://minhacalopsitaminhavida.blogspot.com/2016/04/estimulos-para-reproducao-das-calopsitas.html

Boa sorte !

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Aprenda a cortar as unhas de sua calopsita

unhas da calopsita
Corte da unha da calopsita

CORTE DAS UNHAS DAS CALOPSITAS

Se as unhas da sua calopsita ficarem muito grandes, você pode precisar cortá-las ou lixá-las, do contrario elas podem acabar se enroscando em panos, tapetes, sofás, etc e se machucando ou então podem machucar e arranhar você!

O corte das unhas é bem simples e não tem muito segredo, e é importante principalmente na época de reprodução pois, muitas vezes a fêmea acaba matando alguns filhotes ao deitar ou sair do ninho.

O corte deve ser feito somente na pontinha da unha, com muito cuidado para não cortar os vasos sanguíneos. Algumas espécies possuem as unhas claras, onde é possível enxergar esses vasos, mas outras calopsitas possuem unhas escuras, impossibilitando visualizá-los. Então, para ter certeza siga a dica: corte somente as "pontinhas".

Se por acidente a unha começar a sangrar, tenha calma, estanque com um papel e aguarde um pouco, se não parar, pó ou líquido que ajudam a estancar o sangue. Se isso não resolver, a alternativa será correr para o Veterinário. 

Então, MUITO CUIDADO!

Se você preferir, você pode também somente lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado.

Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Peça ajuda de alguém para lhe ajudar nesta tarefam enquanto um segura a calopsita, a outra pessoa corta ou lixa as unhas.

Observe o vaso sanguíneo e onde foi feito o corte da unha (cortar somente uma pequenina pontinha).

Obs.: As unhas do Lutino são muito mais fáceis de se cortar, pois a transparência permite ver o canal por onde passa o sangue. Já nos Silvestres não se tem a transparência.


Alguns cuidados ao cortar as unhas: Veja na imagem acima, do ponto 1 ao 2 não deve cortar pois nessa área se encontra a veia, para ter certeza que a veia não será cortada deixe um espaço e depois corte a partir do número 3, como na figura.

SE AINDA NÃO SE SENTIR SEGURO OU NÃO LEVAR JEITO, LEVE A UM VETERINÁRIO !



terça-feira, 10 de maio de 2016

Como alimentar filhotes de calopsita

“Esses procedimentos requerem muito cuidado, carinho, paciência e disponibilidade de tempo de quem vai fazê-lo, devido à fragilidade dos bichinhos.”

Na chegada de filhotinhos em um viveiro adequado onde as calopsitas não sofrem estresse, os pais (tanto o macho quanto a fêmea) se revezam instintivamente para alimentá-los, pois enquanto um busca a comida o outro toma conta do ninho. Nessa situação, o dono deve oferecer alimentação abundante para que eles consigam cuidar bem do seu filhinho, como rações em seus alimentadores e frutas que devem ser picadas e colocadas frescas no viveiro.
Se por algum outro motivo os pais abandonarem suas crias, não conseguirem alimentá-los totalmente ou vierem a falecer logo após a eclosão dos ovos, a alimentação artificial deve ser realizada como última alternativa para que a nutrição dos recém-nascidos não fique comprometida. Esse procedimento requer muito cuidado, carinho, paciência e disponibilidade de tempo de quem vai fazê-lo, devido à fragilidade dos bichinhos.
Para isso, existem diversas papinhas para aves, geralmente vendidas em pó para serem diluídas em água na quantidade indicada da embalagem. A papinha ideal para psitacídeos é feita com água morna, pois os filhotes tendem a aceita-la melhor. Depois de pronta, a solução deve ser mantida em banho-maria durante a alimentação.
É importante lembrar que as calopsitas têm um metabolismo muito rápido, por isso podem sofrer de hipoglicemia se permanecerem muito tempo sem se alimentar. Em geral, para um filhote de aproximadamente 20 dias de vida, devem ser oferecidas quantidades entre 25 e 30 ml, distribuídas em no mínimo quatro vezes ao dia (preferencialmente a cada seis horas). Se o animal tiver menos de 20 dias, essa alimentação precisará ser distribuída em oito refeições diárias com um espaço de três a quatro horas por dia.
Na hora da alimentação, o dono deve colocar a papinha no bico do bem devagar com a ajuda de uma seringa sem agulha, esperando ele deglutir tudo até que seu papinho esteja cheio. Um cuidado importante que deve ser observado é a quantidade de papinha dada, pois alguns filhotinhos não demonstram que estão satisfeitos e se comerem demais podem regurgitar. Com esses cuidados, em mais ou menos 80 dias de vida a ave aprende a comer sozinha.

Fonte: http://dicas.petlove.com.br

Calopsita com respiração ofegante ou bico aberto

Calopsita ofegante - O que pode ser?

calopsita ofegante
Calopsita ofegante ou com o bico aberto

Se sua ave sob a menor condição de estresse já começa a apresentar respiração ofegante ou com o bico aberto, ela deverá ser submetida a um exame médico. Este não é um comportamento normal e provavelmente esteja ocorrendo devido a infecções bacterianas ou por fungos ou por ácaros.

Entre os principais sintomas envolvidos temos: dispnéia, corrimento nasal, inchaço infra-orbital, movimento de cauda, ruídos respiratórios e espirros. 

Bactérias e fungos são os principais agentes causadores de doenças respiratórias. Não devemos esquecer de vírus e ectoparasitas (a sarna também pode afetar as narinas). Outros parasitas se instalam na traquéia, prejudicando a vocalização das aves. Um quadro clínico bastante comum é chamado de Peito-Seco, onde a ave apresenta alteração respiratória, diminuição do apetite e uma atrofia do músculo
peitoral. Tratamentos suporte, antibióticos e boa ambientação, é o protocolo mais indicado.

Doenças respiratórias são altamente transmissíveis, e evoluem em um tempo muito curto, portanto devem ser detectados rapidamente e o tratamento iniciado o mais rápido possível.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Calopsita pode usar roupa?



Gente... tenho visto muito isso por aí. Parece uma nova moda, querer vestir as aves.

Não entrem nessa !!! 

Isso é somente outra forma que inventaram de tentar ganhar dinheiro as custas de nossas paixões.

Não façam isso ! Não coloquem roupas em suas calopsitas. Pode até ficar engraçadinho e tal, mas pense no sofrimento do bichinho.
Roupas são para seres humanos e não para aves. 
Você já reparou como as calopsitas gostam de ficar puxando e coçando as peninhas ? Elas espalham um óleo que retiram das penas do rabinho para passar nas outras. Isso é o que elas mais gostam de fazer na maior parte do tempo de seus dias, imagina o stress que uma roupa poderá causar no bichinho ! 

Fora que veja o peso de uma calopsita ! Elas pesam em média 80 gramas. São levinhas, frágeis. Qualquer pedaço de pano em seu corpinho será um peso para a pobrezinha.

Roupas, fraldas, coleiras... esses itens não são para calopsitas e nem para qualquer outra ave. Se você não consegue ligar com o fato de que um pássaro faz muito cocô, não arrume um. Ao contrário do que se pode pensar, fralda em uma calopsita seria falta de higiene, pois o coco ficaria grudado em suas peninhas !

Elas já são naturalmente lindas e limpas, não precisam de nada disso !

Trate com amor e carinho o seu bichinho !




sexta-feira, 6 de maio de 2016

Acompanhando o desenvolvimento dos filhotes de calopsita

O criador precisa acompanhar o desenvolvimento dos filhotes de perto após seu nascimento, verificando se estão sendo alimentados, se ocorreu alguma morte, etc.  Procure fazer essa inspeção de forma rotineira e, de preferência, no mesmo período do dia, para que os pais se acostumem com sua presença.  

Em que posso ajudar nessa fase? 
  1. Certifique-se se há maravalha (serragem) suficiente para acomodar os filhotes.  Caso haja algum ovo não galado no ninho, o mesmo pode ser deixado para que sirva de apoio ao filhote. 
  2. Reforce a alimentação do casal (deixe à disposição do casal quantidade redobrada dos alimentos).
  3. Nessa fase é muitíssimo importante também fornecer diariamente ao casal ração e farinhada industrializada apropriada para o período reprodutivo.  Pode ser oferecida também farinhada caseira .
  4. Embora as fezes mantenham os filhotes aquecidos, quando o ninho estiver muito sujo ou as fezes não secarem devido a umidade do clima.  Raspe a sujeira com uma espátula e, caso seja necessário, você pode lavar o seu interior e secar o ninho ao sol ou usando a chama do fogão.  Reponha com maravalha e coloque os filhotes de volta (não tenha receio que os pais não irão abandonar os filhotes pela sua intervenção. 
  5. Caso algum ovo seja quebrado ou haja filhote morto no ninho, retire-os prontamente.

DIFERENÇA DE TAMANHO DOS FILHOTES

Na primeira postura de um casal e, principalmente, se forem aves jovens, podem ocorrer surpresas, desde a postura dos ovos até a fase de alimentação dos filhotes, e um que consideramos delicado e exige do criador muita atenção é quando há diferença na idade dentre esses filhotes, principalmente quando há mais de três no ninho.
Os ovos geralmente são botados num intervalo a cada um dia e meio, portanto se :
  • a postura ocorrer com espaçamento maior de tempo;
  • o casal passar a chocar a partir do primeiro ovo botado,
Os filhotes podem ter uma diferença significativa de tamanho, e os pais alimentarem apenas os maiores porque estes levam vantagem na disputa pelo alimento.

Em resumo, quanto mais filhotes no ninho, maior a diferença de idade entre eles, portanto, maior risco do filhote mais novo (e menor) acabar não sendo alimentado.  Nessa fase tão delicada que é o início da vida, quando precisam ser alimentados adequadamente, os filhotes mais novos podem ficar fracos o que prejudica o seu tamanho, podendo levá-lo a morte.

O criador precisa estar atento se há algum filhote nesta condição, pois precisará ser alimentado manualmente com papa industralizada, por dois a três dias, duas vezes ao dia, para fortalecê-lo, retornando sempre o filhote ao ninho mesmo nessa fase provisória.  Geralmente, em poucos dias, o filhote ganha força para competir com o irmão mais velho, daí não há mais necessidade de alimentá-lo no bico.

Vale a pena ressaltar que o papo comporta mais comida à medida que o filhote cresce, portanto, o filhote menor sempre vai ter menos alimento no papo em relação ao filhote maior.

Para evitar essa diferença de idade, você pode guardar os ovos, antes de começarem a ser chocados, virando-os delicadamente 2 x ao dia, e após o término da postura, recolocá-los no ninho, para que a femea inicie o choco de todos os ovos ao mesmo tempo, assim os filhotes nascerão juntos.
 
CURIOSIDADE

Os filhotes costumam liberar suas fezes nos cantos do ninho, para não terem de ficar sobre as fezes.

Fonte: http://www.calopsitas.org



Dicas de nomes para calopsitas


Uma das melhores coisas que fazemos ao comprar uma Calopsita é escolher o seu nome! São tantas possibilidades que as vezes ficamos até perdidos, e para piorar, em muitas oportunidades não sabemos nem se o nosso novo animal de estimação é macho ou fêmea. Pensando nisso fizemos estas lista de nomes de Calopsitas para te ajudar a escolher, confira!

Amendoim, Avril, Ariel ,Apollo, Asdruba, Alemão, Airy, Angel, Ainda, Aki, Abel, Atenas, Ale, Aion, Amy.


Bart, Babi, Biba, Bartolomeu, Billy, Bruce, Belo, Buba, Bibi, Bidu, Bel, BomBom, Belinha, Belina, Belinha, Bebê, Brian, Buddy, Brigite.

Cocada, Chico, Cherrie, Crush, Cacau, Cacá, Capitão, Chuvisco, Charlote.

Du, Dudu, Duda, Dida, Deninho, Didi, Dust, Dartanham, Dino, Dema, Doris, Donna, Dalila.

Elvis, Eni, Eros, Eva, Ênio, Estrelinha.

Filó, Fred, Frodo, Filomena, Frederico, Fifi, Felícia, Fiona, Felix, Floquinho, Fênix, Fernão, Fofo.

Greg, Gaspar, Geno, Gino, Gina, Guido, Goldie, Godoy, Gal, Gil, Gaia, Guga, Guta, Gucci, Gigi, Glamour, Gretel.

Hanna, Harry, Hércules, Horus, Hera, Hanzel.

Igor, Ibsen.

Junior, Juju, Jurema, Joca, Jessy, Jade, Janis, Juca, Jonas, Juba, Juan, Jack.

Kauã, Kitty, Kica, Kiko, Kira, Kiara, kely, Kaká, Kikita, Kito, Kyria.

Lilico, Luna, Lilica, Lola, Leona, Lilly, Leona, Loup, Lili, Leo, Lia, Lincoln, Luluca, Lupita, Luigi, Lupi Laka, LitaMax

Mirna, Mingau, Mário.
Muleque, Miolo, Margarida, Mimi, Meg, Melqui, Milk, Mel, Morpheu, Madona, Mandy.

Naná, Nani, Natal Neco,Neli, Nika, Nenen, Nate, Nick, Nico, Nicolai, Nina, Nino, Nuno.

Oscar, Odin.

Pipoca, Paola, Pikachu, Pikena, Petit, Pepeu, Pingo, Pablo, Pablito, Paquito, Pacco, Pri, Paris, Pepita, Penélope, Pilantra, Pirulito, Pupy, Paçoca, Pandora, Pierre, Pipito, Pucca, Pipo, Pikachu, Phíntia.

Querubim.

Rosinha, Ronny, Rubi.

Serena, Sereno, Sansão, Sushi, Sandy, Sophia, Scott, Sebastian, Sabrina, Salomé, Supla, Sabá, Sininho, Salém, Scrat, Sasha, Shakira.

Tunica, Triguinho, Tidy, Tico, Tino, Tidi, Tchuca, Tutti, Tuco, Titinho, Tuca, Totta, Toni, Tiba, Toquinho, Tequila, Tusca, Tiba, Tatá, Tieta, Thor, Ted, tchutchuco, Tamar.

Vitória, Vivi, Violeta.

Xandu, Xuxa, Xexéu.

Whisky, Winston, Wille.

Yuri, Yan, Yuba.

Zezinho, Zeus, Zen, Zig, Zinha, Zuzu.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Atenção ! Abacate é fatal para calopsitas


É terminantemente proibido dar abacate para uma calopsita !

O abacate pode levar a ave à morte em pouquíssimo tempo !

A casca e a poupa desta fruta é conhecida por causar distúrbios cardíacos ou insuficiência cardíaca eventual em algumas espécies de aves de estimação. Embora haja algum debate com relação ao grau de toxicidade do abacate, geralmente é recomendado adotar um pensamento do tipo “melhor prevenir do que remediar”, mantendo o abacate bem longe de nossas aves de estimação.


quarta-feira, 4 de maio de 2016

Calopsita Cara Branca e suas Mutações

Calopsita Cara Branca é uma mutação das Calopsitas, que se destacam por não terem manchas de cor laranja na bochecha ou coloração amarela pelo corpo. O nome desta mutação, derivado do sexo masculino, é bastante autoexplicativo.  Mutações das Calopsitas são alterações na cor das aves em relação à cor original encontrada na natureza que é a cinza silvestre.
Calopsita Cara Branca macho é o mais atraente dos dois sexos porque que tem a cara totalmente branca com brilho contrastante. O corpo apresenta cores cinza em tom mais escuro, crista cinza e bordas das asas brancas.
Já a Calopsita Cara Branca fêmea tem o corpo cinza, bordas das asas brancas e face interior da cauda com estrias pretas e brancas.
Calopsitas são provavelmente os pássaros mais populares da família do papagaio. Elas são resistentes, lidam facilmente com mudanças em sua casa, e são fáceis de reproduzir. Além disso, manter uma Calopsita Cara Branca como animal de estimação é fácil porque elas não são barulhentas como os papagaios e ficam confortáveis ​​e tranquilas quando deixadas sozinhas por longos períodos de tempo.


Mutações da Calopsita Cara Branca

Combinações que melhoram ainda mais a beleza dessas aves de companhia, incluem:

Calopsita Cara Branca Arlequim Cinza: tem a mesma faixa branca na borda externa das asas da Calopsita Cinza. Os machos têm uma cabeça mais branca e as fêmeas têm a cabeça acinzentada.

Calopsita Cara Branca Arlequim Pérola: Como a Calopsita Pérola, o macho vai perder suas marcações pérola com a sua primeira muda em seis meses. Ele, então, vai ficar igual ao Calopsita Cinza. No entanto, a fêmea irá reter as marcações pérola.


Calopsita Cara Branca Arlequim Canela: As marcações cinzentas são substituídas com tons canela.

Calopsita Cara Branca Canela Pérola: Tem as marcações cinzentas substituídos com a coloração canela. Mais uma vez os machos vão perder as marcações pérola nos seis meses, e as fêmeas manterão a cor.


Calopsita Cara Branca Arlequim Fulvo Canela: Tem a marcação cinza substituída pela coloração canela, têm uma combinação de brancos e canela em um padrão aleatório, e pode ser tanto dominante e reverso.

Calopsita Cara Branca Arlequim Lutino: também conhecida como Calopsita Cara Branca Albino: Não é um verdadeiro albino. É na verdade uma combinação de um Cara Branca com Lutino.


Cuidado e alimentação
Gaiolas de pássaros de tamanho grande são recomendáveis, a menos que o pássaro seja solto por períodos prolongados. Deve ter espaço suficiente para vários brinquedos e ainda dar espaço para o pássaro para esticar totalmente suas asas sem atingi-los. A comida consiste em uma variedade de brotos, sementes, nozes, frutas, legumes e rações próprias para pássaros.
Comportamentos Sociais
Calopsitas Cara Branca são bem adequadas como animais de estimação. Elas são resistentes, se adaptam facilmente a mudanças, e são fáceis de reproduzir. Uma grande vantagem é que Calopsitas não são barulhentas e podem ser deixadas sozinhas por longos períodos de tempo. Elas são animais de estimação muito carinhosas e dedicadas, se forem cuidadas corretamente.
Atividades
Elas gostam de escalar e correr. Dê-lhes bastante tempo fora da gaiola, se possível, um cercadinho funciona bem para isso. Muitas Calopsitas podem aprender a falar e assobiar, especialmente os machos.
Fonte: http://farejapet.com.br



terça-feira, 3 de maio de 2016

Imagem do dia ! Galopsita... kkk


Passo a passo - Como amansar uma calopsita arisca

Veja os primeiros passos para amansar a sua calopsita


As calopsitas não acostumadas com o convívio diretamente com humanos, que ficam somente dentro de gaiolas, podem ser ariscas e bem bravas. Somente com treinamento e paciência você pode acostumar a calopsita a ser mais sociável e mansa. Caso contrário, bicadas são garantidas!

Uma das alternativas para ter uma calopsita mansa é adquirir o filhote bem jovem. Dessa forma será mais fácil ela associar você como um exemplar do “bando” dela. A ave deve perder o medo de você para se tornar mansa. Adquirir exemplares ainda bem novinhos, quando ainda comem papinha para aves, é uma das opções que criadores experientes de calopsitas mansas recomendam. A minha por exemplo, tinha 3 meses quando a comprei, e no segundo dia dando papinha ela já saia andando atrás de mim pela casa e só queria ficar no meu ombro.
Mas não é impossível domesticar calopsitas adultas, só demanda mais trabalho e irá exigir mais tempo. Calopsitas são animais de personalidade forte: cada uma tem seu tempo e seu modo de agir. Somente com tempo, paciência e oferecendo petiscos, como semente de girassol, elas irão acostumar a viver fora da gaiola.
Não é normal que uma calopsita mansa se torne arisca depois de velha. Se isso está ocorrendo, é bem provável que alguma coisa esteja estressando a ave. Pode ser desde o seu tom e voz que pode estar um pouco alto demais ou até mesmo a forma como você se aproxima da gaiola: sem querer, você pode estar assustando o pet. Nunca se aproxime com as mãos espalmadas, gesticulando demais ou fale alto perto de sua calopsita.
Mesmo as calopsitas mansas precisam de um tempo para descansar. Um cantinho reservado é fundamental para elas tirarem uma soneca e dormirem bem à noite. Se esses momentos não forem respeitados, elas podem ficar muito estressadas, o que certamente afetará a saúde da ave.

Como eu disse anteriormente, amansar um filhote é muito mais fácil do que amansar uma calopsita arisca e adulta, contudo, com muita paciência e carinho, e após algumas bicadas doloridas é possível ter um pássaro manso. Uma das melhores formas de amansar Calopsita arisca é colocando a gaiola em que a ave está próxima de você. Procure não fazer movimentos bruscos que possam assustá-la, e aos poucos vá se aproximando, converse com a ave e ofereça algo que ela goste, como por exemplo uma semente de girassol ou um pedaço de verdura. Repita este procedimento diversas vezes ao longo do dia, com o tempo a Calopsita irá acostumar com você, não mais se espantando ou ficando brava quando você estiver por perto.

Aos poucos você irá começar a ganhar a confiança do pássaro e para isto é importante que o local aonde você esteja fique o mais tranquilo possível, qualquer susto pode fazer com que ela fique ainda mais arisca e arredia. Quando ela começar a comer a semente, procure fazer carinho em seu corpo ou na cabeça, sempre com calma e de forma lenta, deixando que ela perceba seus movimentos. Quanto mais tempo, paciência e calma melhor. Após a aceitação do carinho, você pode partir para o próximo passo, quando for trocar a água e/ou comida, tente colocar a mão próxima aos pés e veja se a Calopsita irá subir em seu dedo, ou se ficará nervosa. Aos poucos ele irá aceitar melhor esta aproximação e acabará cedendo.

O próximo passo e soltar a Calopsita e tentar ficar com ela em seu dedo, no ombro, ou simplesmente andando pela sala. Nesta fase é importante que você esteja em um local seguro, longe de fogão aceso, vasos sanitários, ventiladores de teto ou qualquer objeto que possa feri-la caso ela se espante. Outra coisa importante é deixar portas e janelas fechadas, assim ela não terá como fugir de sua casa.

Como já foi dito, podem acontecer algumas bicadas e elas podem chegar a tirar sangue, porém é importante que você saiba superar esta “agressão”, pois gritar e brigar não vão adiantar em nada, a não ser atrapalhar todo o processo que está sendo feito. Os machos são mais fáceis de serem amansados, mas nada impede que você tente com uma fêmea. Lembre-se que uma calopsita mansa precisa de carinho e atenção, sendo que algumas podem querer ficar andando atrás de você pela casa, não gostando de ficar sozinhas ou em gaiolas (é o caso das minhas).
melhor forma de se amansar Calopsita arisca é não deixar que ela fique arisca, ou seja, quando ela ainda é um filhote, pois neste caso fica mais fácil ganhar a confiança do pássaro, ele ainda não consegue voar facilmente e seu trabalho será bem menor.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Posso dar milho para minha calopsita ?

Milho para calopsita



As minhas calopsitas particularmente adoram milho !

Alguns veterinários aconselham a nunca dar o milho crú, pois poderia deixar o intestino susceptível à bactérias e também facilitar o desenvolvimento de coccidiose.

Acho meio estranho veterinário falar que não pode comer cru, pois na natureza os psitacídeos são pragas naturais de plantações de milho, principalmente na Austrália, onde estão em flagrante superpopulação (cacatuas, periquitos e calopsitas, principalmente).

Eu uso milho orgânico, bem lavadinho e cru. Nunca tive problema. Pelo contrário, quando dou o milho cozido percebo que o cocô delas ficam mole.

Eu aconselho a oferecer um pouquinho da forma que você achar conveniente, mas observar logo em seguida qualquer reação estranha, pois assim como nós humanos cada organismo de cada calopsita é diferente e pode reagir bem ou mal a um alimento.