segunda-feira, 25 de abril de 2016

Painço nas narinas da calopsita - Porque isso acontece ?


Está entrando painço nas narinas de sua calopsita? 


Atenção: Isto é sintoma de que ela está com coriza ou catarro.



psitacídeos
calopsita
Você sabia que a calopsita pode ficar resfriada ? Sim, isso pode acontecer mas não é muito fácil de identificar. É comum acontecer principalmente em regiões de baixa umidade e é também causado por falta de vitamina A. Os sintomas mais comuns são espirros muito freqüentes e secreção amarela ou verde nas narinas. Dependendo da gravidade, o resfriado pode ser tratado com antibióticos, nebulizações, suplementação vitamínica e antifúngicos.

As aves tendem a esconder sinais quando sua saúde não vai bem.  Dizem que esse comportamento é resultado do processo evolutivo, pois na natureza uma ave que demonstre estar doente é alvo fácil de predadores ou até mesmo por aves do mesmo bando.

Por essa razão, é muito importante conhecer o comportamento de sua ave.  Dedique alguns momentos observando-a, de forma rotineira,  e assim poder identificar com antecedência se algo não vai bem. 

Avaliar a dor nas aves é algo muito complexo, porque devemos levar em consideração as diferenças de idade, espécie, comportamentos individuais e fatores ambientais. As aves podem apresentar comportamentos diferentes, mais ou menos dolorosos. 

Portanto, muitos dos sinais clínicos podem estar associados a dor : qualquer mudança no temperamento agressivo ou passivo, agitação, a relutância em se mover, falta de apetite, letargia, etc.

Podem evitar de fazer a costumeira limpeza das penas em uma determinada região do corpo por estar dolorosa ou, ao contrário, arrancar as próprias penas.

Portanto, qualquer alteração comportamental, bem como das fezes, espirros frequentes, penas eriçadas, etc., são sinais que podem indicar que sua ave não está bem.

Se notar qualquer uma dessas mudanças em sua ave, não espere ! Corra para o veterinário mais próximo, pois essas aves são muito sensíveis e podem simplesmente morrer repentinamente, devido a fragilidade de seu corpo.

Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário