quinta-feira, 14 de abril de 2016

Entenda por que algumas calopsitas comem as próprias fezes

Calopsita comendo fezes

Diversos criadores de calopsitas observam um comportamento bem estranho: a ave começa a comer as próprias fezes

psitacídeos
calopsita
comportamento de ingerir as próprias fezes entre as aves pode ter como motivo alguma deficiência nutricional. A falta de algumas vitaminas na dieta pode fazer com que a ave tente compensar o que está faltando na alimentação fornecida. Aves como as calopsitas, quando alimentadas exclusivamente com sementes, podem acabar ingerindo as próprias fezes para compensação.


As sementes que estão nas misturas das rações para aves não atendem as necessidades de vitamina B das calopsitas: você deve sempre complementar a dieta da sua ave com vegetais e frutas frescas. É muito importante fornecer no mínimo duas vezes por semana algum tipo de vegetal. 
Hortaliças de cor verde escura, como a couve e almeirão, brócolis ou mesmo o jiló: todas são ricas em vitamina B. Você pode colocar esses alimentos dentro da gaiola, sempre após sua devida higienização. As folhas de verduras podem ser fornecidas inteiras. Legumes como cenoura e jiló podem ser fornecidos: inteiros ou partidos em pedaços grandes.
Calopsitas costumam fazer alguma sujeira quando comem esse tipo de alimento. Limpe o local depois das refeições para evitar o acúmulo de matéria orgânica.  
E, para dar fim nesse tipo de comportamento, dê preferência para as gaiolas de fundo removível, que não permitam o contato das aves com as fezes. Não se esqueça de que a grande maioria das aves de gaiola, calopsitas, canários e periquitos, precisam de um "osso de ciba". Essa é uma fonte de cálcio necessária para as aves e importante para também para que elas mantenham a boa saúde do bico. Não cometa mais erros na alimentação do seu pássaro! 
Se essas mudanças básicas no manejo não resolverem, é recomendável procurar um veterinário especializado em aves. O comportamento pode ser devido a algum sinal mais grave e demandar um exame mais detalhado para o esclarecimento da causa!
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet para o site http://www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário