quinta-feira, 6 de outubro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Alho para aves
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Calopsitas - Aves Inteligentes e Carinhosas
São inteligentes e curiosas, quando mansas adoram um carinho e tem uma facilidade muito grande de aprender a assobiar, imitar palavras.
São excelentes companheiras. Cantam, falam, dançam, estão sempre antenadas, prestando atenção em tudo. São encantadoras !
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Grito - Como lidar
Você deve considerar que uma ave vocaliza pela manhã e anoitecer, mas se ela fugir demais do padrão você poderá fazer algumas tentativas para descobrir qual o motivo.
Na natureza isso é considerado como "contato de chamado". Aves querem saber onde estão seus parceiros, então eles chamam alto na expectativa que a outra ave responda de volta. Isso ajuda a localizar parceiros entre si e assegura que ambos estão seguros.
Sua ave fará a mesma coisa com você, e quando você perceber que sua ave está chamando por gritos ou assobio, basta fazer o jogo dela correspondendo de volta. Isso ajuda a ave a sentir-se feliz. Este é o lado bom.
Ela aprendeu que você satisfaz os comandos dela através do grito. A maneira certa de evitar este transtorno é não corresponder. Continue agindo de maneira tranquila e natural como se não a estivesse escutando. Somente vá ao encontro da ave quando ela sossegar e nesse momento a compense com uma frase motivadora e em tom firme. Se quiser, pode lhe dar o petisco preferido. Aves são muito inteligentes, e este mecanismo vai faze-la compreender que o silencio na verdade é que traz você pra perto dela, com a vantagem de uma frase de aprovação e contentamento e uma guloseima deliciosa.
terça-feira, 16 de agosto de 2016
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Calopsita com as fezes marrom - É normal ?
AVALIANDO OS EXCREMENTOS (FEZES) DE SUA CALOPSITA
- Intolerância alimentar: Observe se você deu algo diferente para sua calopsita comer e se a resposta for positiva elimine o que deu de diferente (últimos 3 dias antecedente ao problema)
- Megabactéria: É um fungo e deve ser tratada com anti-micóticos. Uma boa "ajuda" no tratamento é acidificar a água da ave beber. Pode ser colocada 1 gotinha de vinagre no bebedouro ou espremer suco de uva in natura, ou abacaxi e também misturar na água de beber trocando esta água pelo menos umas 3 vezes ao dia. A Megabactéria provoca emagrecimento na ave por deixá-la desnutrida. O veterinário deve fazer o exame de fezes para diagnosticar e receitar o anti-micótico correto e definir o tempo de administração do remédio.
- Outras doenças: Devem ser diagnosticadas pelo veterinário para que se proceda no tratamento correto.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Guia completo sobre Calopsitas
A Calopsita, cujo nome científico é Nymphicus hollandicus, é um pássaro muito inteligente e curioso. Essas características fazem com que elas sejam facilmente domesticadas e treinadas. Junte isso com uma natureza muito delicada e você terá um animal de estimação simplesmente adorável.
As aves jovens atingem o tamanho de adulto com cerca de 9 meses, embora elas começam a fazer a muda com cerca de seis meses, continuando a trocar de penas todos os anos.
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
quarta-feira, 1 de junho de 2016
Calopsita fugiu - Como recuperar uma ave perdida
Falta de atenção e cuidados são as principais causas de aves que escapam das casas de seus donos.
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Calopsita - Será que todas são curiosas ?!
Sua calopsita é curiosa ?
Calopsita Silvestre |
terça-feira, 17 de maio de 2016
Ensinando a calopsita a falar
Se a sua calopsita for macho e for sozinho com você, ou seja, se você não tiver outra calopsita na casa, provavelmente, ele vai aprender a falar. Por que? Porque quando eles convivem sozinhos (sem outra calopsita) com o dono eles assumem o dono como sendo do bando deles e passam a imitar o que o dono faz. Se na casa tiver várias pessoas ele vai escolher de quem gosta mais, com quem tem mais identidade e vai passar a imitar o que esta pessoa ensinar. Comece ensinando uma palavra mais simples. O melhor período é pela manhã. Converse com ele, adule e repita palavra que deseja ensinar não se preocupando QUANDO ele vai falar. O importante é que ele sinta COMUNICAÇÃO entre vocês e que ele tenha vontade de imitá-lo. Lembre-se que só imitamos a quem admiramos e as calopsitas não são diferentes. Faça com que ela te admire e goste de você para que ela queira se esforçar e aprender a falar. Não desista nos primeiros dias. É preciso paciência e treino.
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Calopsita bocejando muito ! É normal ?
Sua calopsita boceja muito ? Será que isso é normal ?
Se a sua calopsita abre o bico, muitas vezes, de
forma seguida, saiba que isso ocorre na maioria das vezes quando ela está relaxada, ou próxima ao horário de dormir. Ela boceja repetidas vezes para mostrar que está tranquila, segura e relaxada.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Quantas vezes as calopsitas podem reproduzir por ano ?
Hoje vamos falar sobre um tema que pode causar sérios problemas para suas aves, principalmente nas fêmeas.
Lembrando que o que será explicado nesse post, vale APENAS para aves em cativeiro! Ok? Então, vamos lá...
Quantas vezes as calopsitas conseguem reproduzir no ano? Se vc permirtir, ela irá reproduzir o ano inteiro, sem parar. E é aí que começa o problema, pois se vc não retira os estímulos para reprodução do dia dia delas, elas certamente não irão parar de reproduzir e isso pode causar sérios problemas.
O que recomendamos é que permita um casal se reproduzir APENAS 3 VEZES NO ANO!
Mas se elas se reproduzem o ano todo, pq eu deixaria de ter filhotes sendo que eu amo cuidar deles? A resposta é simples. Uma reprodução BEM FEITA necessita de alguns procedimentos. Por exemplo, PELO MENOS um mês antes de iniciar a reprodução, é necessário fortalecer bastante a alimentação das suas aves, pois durante todo o processo existe uma grande perda de energia, cálcio, vitaminas, proteínas... dentre outras coisas importantes para o organismo da ave. O que pode ocasionar fraqueza, doenças e até mesmo a morte do animal.
Mas não é só fortalecer a alimentação e botar as aves para reproduzir! Além desse um mês de alimentação reforçada, também temos que contar o período de postura dos avos, de choca dos ovos e de cuidados que os pais terão com os filhotes. O que também vai gerar muito desgaste no seu casal... o que faz necessário manter a alimentação reforçada não somente antes da reprodução, mas também durante todo o período citado para que as aves se mantenham fortes.
Outra coisa, que é uma das mais importantes! O casal (principalmente a fêmea) NECESSITA de um período de descanso após a reprodução, para que eles reponham todas as proteínas, vitaminas, cálcio, energia e etc... não respeitando esses períodos e necessidades, além de estar explorando a ave, vc também estará colocando-as em EXTREMO risco de até mesmo perder a vida!
Mas pq você não disse para reproduzir de 4 em 4 meses, que dá exatamente 3 vezes por ano? Pq não é somente colocar a ave para reproduzir de 4 em 4 meses e pronto... realmente daria 3 reproduções no ano, mas ainda temos que pensar nas condições climáticas. É preciso planejar esse período para que os filhotes não nasçam no inveno, pois o frio pode acabar deixando tudo muito perigoso, pois os filhotes nascem muito frágeis e sem o controle de sua temperatura corporal (habilidade que eles adquirem com o tempo) , o que pode causar diversos obstáculos durante a criação e até mesmo pode acabar com filhotes que não irão vingar.
Existem muitos, mas muitos mesmo, criadores que apenas visando o lucro, colocam o casal para reproduzir cinco, seis vezes no ano, explorando a ave! A ave morre depois de um tempo ou fica com sérios problemas e eles apenas descartam colocando um casal novo e mais forte no lugar para continuar com a exploração! Então, por favor, não seja uma dessas pessoas! Tenham a consciência de que é um ser vivo que necessita de certos cuidados, planejamento e gastos. Não são um mero brinquedo ou máquina de dinheiro. Se quiser reproduzir sua ave, siga o procedimento recomendado para evitar problemas e para que suas aves tenham filhotes lindos e saudáveis.Fonte: https://www.facebook.com/calopsitando/photos/a.1007232529330858.1073741828.1007221022665342/1014340731953371/?type=3&theater
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Casal de calopsita não quer acasalar. Qual a razão ?
Eu tenho um casal de calopsitas, o macho com 3 anos e a fêmea com 2, e eles não acasalam.
Porque isso acontece?
Pode acontecer por diversas razões, no meu caso acredito que seja porque fiquei com o macho sozinho por 1 ano inteiro e então ele se acostumou sem a presença da fêmea e agora nem sequer se aproxima dela. A fêmea também acabou ficando arisca com o macho, por só apanhar todas as vezes que tentava uma aproximação.
Mas sei de casos também que o macho até tenta acasalar, mas parece que não consegue, ou não sabe muito bem como fazer. Parece haver uma falta de entrosamento entre o casal. Acredito também que na maioria das vezes sejam casais que não cresceram juntos e foram unidos depois de algum tempo. As calopsitas são monogâmicas, só escolhem um parceiro por toda a vida, e isso pode acabar dificultando no acasalamento.
A conclusão é que o fato de serem macho e fêmea não quer dizer que formarão um casal, e as vezes será preciso aceitar isso ! É possível que haja inexperiência de um ou de ambos, ou falta de "afinidades" entre o casal e até mesmo essas aves podem ter se tornado "humanizadas" demais com seus donos o que dificulta seus instintos naturais da espécie.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
Aprenda a cortar as unhas de sua calopsita
Se as unhas da sua calopsita ficarem muito grandes, você pode precisar cortá-las ou lixá-las, do contrario elas podem acabar se enroscando em panos, tapetes, sofás, etc e se machucando ou então podem machucar e arranhar você!
O corte das unhas é bem simples e não tem muito segredo, e é importante principalmente na época de reprodução pois, muitas vezes a fêmea acaba matando alguns filhotes ao deitar ou sair do ninho.
O corte deve ser feito somente na pontinha da unha, com muito cuidado para não cortar os vasos sanguíneos. Algumas espécies possuem as unhas claras, onde é possível enxergar esses vasos, mas outras calopsitas possuem unhas escuras, impossibilitando visualizá-los. Então, para ter certeza siga a dica: corte somente as "pontinhas".
Se por acidente a unha começar a sangrar, tenha calma, estanque com um papel e aguarde um pouco, se não parar, pó ou líquido que ajudam a estancar o sangue. Se isso não resolver, a alternativa será correr para o Veterinário.
Então, MUITO CUIDADO!
Se você preferir, você pode também somente lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado.
Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Peça ajuda de alguém para lhe ajudar nesta tarefam enquanto um segura a calopsita, a outra pessoa corta ou lixa as unhas.
Observe o vaso sanguíneo e onde foi feito o corte da unha (cortar somente uma pequenina pontinha).
Obs.: As unhas do Lutino são muito mais fáceis de se cortar, pois a transparência permite ver o canal por onde passa o sangue. Já nos Silvestres não se tem a transparência.
Alguns cuidados ao cortar as unhas: Veja na imagem acima, do ponto 1 ao 2 não deve cortar pois nessa área se encontra a veia, para ter certeza que a veia não será cortada deixe um espaço e depois corte a partir do número 3, como na figura.
SE AINDA NÃO SE SENTIR SEGURO OU NÃO LEVAR JEITO, LEVE A UM VETERINÁRIO !