Peito Seco em Calopsitas
Peito Seco |
Peito seco é um termo indevidamente usado para dizer que uma ave está doente. Na verdade "peito seco" é a consequência de uma debilidade física da ave, significa que a ave está magra, em especial na região do peito, que é o que fica mais evidente, aparecendo a quilha (osso central do peito), já em adiantado estado de enfraquecimento.
As causas são variadas, podendo ser decorrentes de uma simples intoxicação ou de alguma doença, que leva a ave a comer e a beber menos, fazendo com que o organismo consuma as reservas de gordura corporal para mantê-la viva, daí o estado de magreza.
Muitas doenças podem causar o estado de magreza, como parasitose, coccidiose (a coccidia é um parasita unicelular -- protozoário --, que pode se multiplicar rapidamente no intestino da ave, mais informações a respeito, leia na seção DOENÇAS), problemas no bico (a ave não consegue comer, apesar de ficar o dia inteiro no pote de comida), infecções crônicas (entre elas a clamidiose e a pneumonia sub-clínica), até estresse crônico, porque a ave está sempre com medo de comer e come somente o mínimo necessário. Isso é comum quando juntamos uma ave nova no bando de aves antigas e as outras não deixam a nova comer.
A ave deve ser levada com urgência a um veterinário especializado em aves, para que seja identificada causa, e a ave prontamente medicada.
A ave deve ser levada com urgência a um veterinário especializado em aves, para que seja identificada causa, e a ave prontamente medicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário