terça-feira, 24 de março de 2015

Calopsitas - Comportamentos e significados (parte 1)

Comportamento das Calopsitas - o que significa ?

Passar o bico por entre as penas do corpo todo
Muitas pessoas confundem este comportamento com a presença de piolhos ou algo que esteja incomodando a ave.  Mas isso é um ato de limpeza.  Comportamento normal.  

Ficar empoleirada somente em um pé
É um bom sinal. Significa que a ave está saudável, relaxada e em descanso. 



Rangendo o bico
O ranger de bico característico das calopsitas (roçar a parte de cima com a parte de baixo do bico) é de fato uma sensação reconfortante.  Tanto o bico como a língua da calopsita possuem terminações nervosas encapsuladas nesses órgãos denominadas corpúsculos de Herbst´s, que os tornam muito sensíveis.  Ranger as mandíbulas inferiores e superiores provocam uma sensação de tranquilidade que liberam endorfinas.  Essas endorfinas provocam bem estar e frequentemente funcionam como um entorpecente para minimizar ansiedade e precipitar o sono.  Uma calopsita feliz e relaxada estufará as penas ao redor do seu bico, cobrindo levemente a mandíbula inferior e as penas de sua crista ficarão levemente levantadas.


Gritando muito 
Normalmente isso quer dizer que ela quer chamar a sua atenção para alguma coisa. Ela pode estar estressada, se sentindo sozinha, com medo, fome, nervosa com alguma coisa, querendo sair da gaiola. Cabe a você saber interpretar o que ela quer dizer.

Bocejando
A calopsita abre o bico, muitas vezes de forma seguida, isso ocorre geralmente quando está relaxada, ou próxima ao horário de dormir

Espreguiçando-se
Normalmente as calopsitas se espreguiçam sempre que você chega perto delas ou conversa com elas. Esse comportamento demonstra descontração e também boas vindas.

De cabeça para baixo, com as asas abertas
Ela está se exibindo. Está alegre e quer que você a note.

No próximo post mais significados dos comportamentos das calopsitas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário