Quer ter uma calopsita mansa ? É muito fácil ! Basta pegá-la ainda filhote, na papinha, e ela se tornará sua amiga inseparável.
As vezes até demais, é verdade !!!
A minha primeira calopsita eu peguei ainda bebezinha, com apenas 3 meses. Dava papinha 2 vezes por dia, 1 de manhã e 1 a noite. Fiz isso por aproximadamente 2 semanas, até começar a acostumá-la com as sementes.
Hoje ela é super apegada em mim, quando chego perto de casa ela já começa a gritar e me chamar. Por um lado isso é muito legal, mas por outro também eu não recomendo.
Não recomendo porque eu p. ex, fico muito tempo fora de casa, no trabalho, e ela sente falta, fica irritada quando percebe que estou de saída, fica carente demais quando chego, enfim... em uma determinada fase de nossa vida isso pode nos fazer bem, mas em outra podemos não estar tão afim de dispensar tanto tempo para elas, e elas sentem, podem acreditar. Elas são muito apegadas !
Já a minha outra calopsita, eu peguei mais velhinha, com 5 meses. Já comia sementes e era totalmente independente. Hoje ela é bem diferente da outra... prefere ficar a maior parte do tempo na gaiola, ainda que aberta. Ela até gosta de um carinho na cabeça, mas se achar que ultrapassou um certo limite, da-lhe bicada... rsrs.
O fato é que as calopsitas tem personalidade própria e uma é diferente da outra. Recomendo não pegar nem muito novinha, e nem muito velha... pois a mais velha muitas vezes tem dificuldade de se adaptar ao novo ambiente e pode até morrer.
Agora se você já tem uma calopsita e ela é arisca, e você quer saber como fazer para amansá-la, vai precisar de um pouco de paciência. Converse bastante com ela, sempre com voz suave, e procure manter-se na mesma altura que ela. Aproxime a mão sempre lentamente para que ela possa perceber que você não representa um perigo. Ofereça comida...rsrs. As calopsitas são muito gulosas e curiosas. Um girassol, painço... algo que ela não tenha a vontade na gaiola, pois se ela tiver não terá interesse em pegar da sua mão (esperta). Nunca fique bravo ou altere o tom de voz se ela te bicar. Se você assustá-la, dificilmente ela esquecerá. Calopsitas tem ótima memória. Deixe a gaiola aberta para que ela possa sair quando quiser, desde que com as devidas precauções é claro (janelas e portas fechadas, asa cortada, distância de outro animais perigosos). Ofereça o dedo para ela e você perceberá que aos poucos ela passará a confiar em você e subirá tranquilamente.
Eu fiz com a minha segunda bebe (Annabelle) e funcionou ! Espero ter ajudado quem estiver com essa dúvida.
Até a próxima...