terça-feira, 3 de novembro de 2015
Peito seco - O que é ?
Peito Seco em Calopsitas
Peito Seco |
Peito seco é um termo indevidamente usado para dizer que uma ave está doente. Na verdade "peito seco" é a consequência de uma debilidade física da ave, significa que a ave está magra, em especial na região do peito, que é o que fica mais evidente, aparecendo a quilha (osso central do peito), já em adiantado estado de enfraquecimento.
As causas são variadas, podendo ser decorrentes de uma simples intoxicação ou de alguma doença, que leva a ave a comer e a beber menos, fazendo com que o organismo consuma as reservas de gordura corporal para mantê-la viva, daí o estado de magreza.
Muitas doenças podem causar o estado de magreza, como parasitose, coccidiose (a coccidia é um parasita unicelular -- protozoário --, que pode se multiplicar rapidamente no intestino da ave, mais informações a respeito, leia na seção DOENÇAS), problemas no bico (a ave não consegue comer, apesar de ficar o dia inteiro no pote de comida), infecções crônicas (entre elas a clamidiose e a pneumonia sub-clínica), até estresse crônico, porque a ave está sempre com medo de comer e come somente o mínimo necessário. Isso é comum quando juntamos uma ave nova no bando de aves antigas e as outras não deixam a nova comer.
A ave deve ser levada com urgência a um veterinário especializado em aves, para que seja identificada causa, e a ave prontamente medicada.
A ave deve ser levada com urgência a um veterinário especializado em aves, para que seja identificada causa, e a ave prontamente medicada.
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Como Fazer Para Cortar a Unha da Minha Calopsita ?
Como Fazer Para Cortar a Unha da Minha Calopsita ?
Calopsitas com as unhas grandes podem nos deixar com a pele cheia de marquinhas e risquinhos. Sempre me perguntavam se eu tinha dormido com um gato, pois eu tinha muito medo de cortar as unhas delas e acabar machucando.
Mas tomando as devidas precauções e cuidados, não tem erro. É possível cortar as pontinhas das unhas e ficar com a pele bonita novamente, rs.
Tentei antes de optar pelo corte, comprar aqueles poleiros com lixa. Mas as danadinhas acabavam afiando o bico na lixa e comiam ela todinha. Então depois de muita pesquisar resolvi arriscar. e deu certo !
Então vou repassar as dicas.
Vale lembrar que o crescimento exagerado das unhas é difícil de ocorrer nas calopsitas que vivem em viveiros, pois acaba ocorrendo o desgaste natural das unhas.
As unhas compridas são mais comuns em aves muito velhas ou aves mansas mantidas dentro de casa, que não se desgastam normalmente por ficarem em ambientes lisos.
Para o corte, deve-se primeiramente procurar visualizar o tecido vivo interno á unha, o que nem sempre é fácil em unhas escuras. De qualquer modo, eu costumo cortar somente a pontinha mesmo. O corte pode ser efetuado com a utilização de um cortador de unhas comum, ou melhor, um cortador de unhas próprio para aves.
Se sentir insegura de cortar, procure um Médico Veterinário.
Alimentação Saudável - alimentos permitidos e proibidos
Dê Frutas, Verduras e Legumes ao seu amiguinho
DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve (à vontade), jiló, catalônia, almeirão, cenoura, beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, abobrinha, bróculis, couve- flor etc.
DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi- torradas).
Milho verde. 1 vez por semana (cozido - nunca dê cru). Por que não dar milho crú? Entre outros fatores, o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias e pode também facilitar o desenvolvimento de coccidiose.
Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Massacre nas mãos , gema e clara. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop). O risco de contaminação é menor.
FRUTAS: Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes), . Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá- los retire as cascas e as sementes das frutas.
Frutas, verduras e legumes, com ou sem agrotóxicos, devem ser lavados com HIDROSTERIL, ou outro produto de higienizar verduras. Por que esterilizar? Lembrem- se que, desde a colheita até o momento em que você adquire a fruta, verdura ou legume, ela passa pela mão de muita gente. Pense: Será que esta gente lavou a mão depois que foi ao banheiro? E lá na fazenda onde está a plantação? Esta verdura não levou uma mijadinha de cachorro? Não levou também uma cagadinha de pomba? Tudo isto traz contaminação, portanto... Lave, esterilize as verduras, legumes e frutas!
Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode obrigá- lo a comer sem fazer força. Como? Heheheeh... Pegue a fruta, massacre na água de beber, coe e coloque no bebedouro. Lembre- se de trocar esta água com frequência! Deixe no máximo por 3 horas.
Como acostumar sua ave a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.
Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de brócolis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo.
Cálcio e Proteína: Muita gente para suprir sua calopsita de cálcio costuma dar queijo branco e para suprir as proteínas costumam dar ração de cachorro. Oras... Isto é um erro! Vejamos porque:
Cálcio: A maioria de rações possuem um teor de cálcio e, normalmente, as pessoas colocam uma ossiba no viveiro. Isto já supre a ave de cálcio não havendo necessidade de dar queijo branco que é derivado de leite e... As aves não toleram bem o leite, pois não têm no organismo a enzima necessária para digerir o leite. Portanto... Queijo branco, além de desnecessário, não é uma solução muito adequada.
Proteína: Há quem costuma dar ração de cachorro para suplementar a ave de proteína... Prática esta, inadequada, porque: Se a ave já consome farinhada de ovos, já está consumindo proteína necessária, sem contar que, na maioria de rações também já existe um teor de proteínas.
Ofereça: Cartilagem de tubarão. Sempre! (Deixar disponível na gaiola). Pedras de cálcio não são uma boa, pois contêm gesso e pode prender o intestino de sua ave.
Sementes: prefira as que tenham boa procedência. Leiam abaixo o ítem “Ração Própria para Calopsitas”.
Ração própria para calopsitas. Escolha as que estejam embaladas eque tenham procedência.Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro.Peneire 2 vezes por dia e troque a ração, pelo menos , uma vez por semana.
Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, mix de frutas, etc.Uma boa opção também é:
Neston flocos: apenas 1 vez por semana para não engordar sua ave. Neston contém vitaminas diversas.
Ração Extrusada é indicada, no entanto leve em conta os fatores:
Ao optar por ração extrusada não retire de uma vez as sementes. Faça em processo gradual. Ofereça na primeira semana 1/3 de extrusada e 2/3 de sementes. Na segunda semana 2/3 de extrusada e 1/3 de sementes. Nunca coloque extrusada e sementes no mesmo comedouro, pois a umidade é diferente.
Pense bastante. Reflita se você deve mesmo dar APENAS ração extrusada para sua calopsita. Lembre- se de que é da natureza da ave comer sementes e pondere também que as sementes você sempre vai encontrar em algum lugar. Será que os fabricantes sempre irão manter a produção e fornecimento de extrusada? Além disto, tome cuidado ao comprar. Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade.
Água... Água!!! Que tal água limpa para beber? Bommm... Né? Você não toma água suja... Toma? Então troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia, tá?
ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS: Alface (provoca diarréia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião). Fermentados (pão, bolo, etc.). Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).
TÓXICOS PARA PÁSSAROS: Álcool, café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia,cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalipto ,feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.
Lendas: Pão e café com leite faz bem para calopsitas. Não é verdade! Café é tóxico e elas não digerem bem o leite.
Pimenta faz calopsita falar. Não é verdade! Calopsitas falam quando são pegas desde pequenas e são criadas sozinhas sem outras calopsitas) com seus donos. Elas os assumem como se fossem do bando e, por isto, aprendem a falar.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Como cortar as asas da calopsita
Devo ou não cortar as asas da minha calopsita?
RAZÕES PARA CORTAR
Há circunstâncias em que o corte das penas das asas pode permitir uma melhor qualidade de vida ao pássaro:
• Ajuda na domesticação e socialização;
• Reduz os riscos de acidentes ao voar pela casa em liberdade (ferimentos no bico, papo, barriga, asas, torção ou fratura das patas, asas machucadas, etc.), podendo em alguns casos serem fatais;
• Permite ao pássaro brincar com maior segurança fora da gaiola;
• Reduz os riscos de fuga (portas, janelas abertas, mesmo que por um instante) numa distração.
• Ajuda na domesticação e socialização;
• Reduz os riscos de acidentes ao voar pela casa em liberdade (ferimentos no bico, papo, barriga, asas, torção ou fratura das patas, asas machucadas, etc.), podendo em alguns casos serem fatais;
• Permite ao pássaro brincar com maior segurança fora da gaiola;
• Reduz os riscos de fuga (portas, janelas abertas, mesmo que por um instante) numa distração.
Mesmo com as penas das asas aparadas, alertamos que o pássaro deve permanecer fora da gaiola somente sob supervisão, e que as pessoas que estão no mesmo ambiente tenham cuidados ao extremo, procurando se certificarem que o animal não esteja em perigo (andando pelo chão, roendo algo que possa causar mal, outro animal próximo como um cão, um gato, etc.)
Se sua calopsita está com apenas uma das asas cortadas, ou ambas cortadas mas o pássaro ao invés de plainar, cai (consequentemente machucando-se), evite situações que podem fazê-la se assustar e cair, até que as penas cresçam novamente e possam ser aparadas de forma correta, como : andar com o pássaro em cima do ombro, movimentos bruscos, barulho repentino, óculos escuros, chapéus, etc.
Outro cuidado muito importante é a fase de adaptação do pássaro a essa sua nova condição (asas aparadas), principalmente quando são cortadas de forma errada, permitindo que a ave caia e volte a se machucar, portanto, remaneja os poleiros da gaiola para que pelo menos 1 poleiro fique próximo ao chão, retirando os poleiros que estejam muito altos, etc.
Tenha sempre em mente que é primordial acompanhar o crescimento das penas pois mesmo que as penas das asas não tenham crescido em sua totalidade, o pássaro pode voltar a voar nessa condição.
Se as condições de seu espaço contribuem e são seguras o suficiente para manter suas calopsitas sem as asas aparadas, mesmo ainda somente solte-as sob supervisão de uma pessoa adulta.
CORTE DAS PENAS
Esse não é um procedimento difícil, mas exige paciência, calma e habilidade para pegar o pássaro e mantê-lo retido em sua mão até o corte das penas. Deve ser feito por criador experiente ou um veterinário, de forma correta, que permita o pássaro a voar apenas plainando em direção ao chão, isto é, sem conseguir alçar vôo, caso contrário o pássaro perde equilíbrio, e sua queda pode trazer graves consequências.
Se as penas das asas são cortadas de forma inapropriada, isso pode resultar em:
- perda de equilíbrio, ocasionando quedas com consequentes acidentes;
- perda de sangue das penas que ainda estavam em crescimento;
- lesões das asas muitas vezes definitivos;
- o pássaro torna-se medroso em se deslocar na gaiola e em outros espaços com receio de se machucar.
As pontas das asas podem ser deixadas intactas (primeira apenas, ou primeira e segunda penas do extremo da asa) que são as que cruzam nas costas, pois dão mais equilíbrio. Porém, eu não recomendo. Algumas aves conseguem voar ainda alto dessa forma, e pode ser o suficiente para a ave fugir no caso de se assustar com alguma coisa. A partir desse ponto, as próximas 8 penas também podem ser cortadas com uma tesoura. Lembre-se que as penas primárias são 10 no total.
Após o corte de ambas as asas, coloque o pássaro no chão para certificar-se se consegue voar alçando vôo numa altura considerável. Se positivo, será necessário cortar também a primeira e a segunda pena também. O objetivo também é que a ave voe plainando de forma suave e equilibrada, indo ao chão em seguida sem machucar-se.
Se as penas forem cortadas imediatamente após a muda, as penas cortadas poderão levar até um ano para crescerem, ado contrário, novas penas surgirão dentre semanas após o corte.
quinta-feira, 26 de março de 2015
Brinquedos para calopsitas
Distrações para calopsitas - Tipos de Brinquedos
Os brinquedos são um tipo de distração para as calopsitas e ajudam muito no caso da ave passar muito tempo sozinha, evitando que ela fique estressada e comece a ter comportamento que não desejamos por conta disso.
Segue imagens de alguns tipo de brinquedos:
Fala se não são a coisa mais linda do mundo !!!
quarta-feira, 25 de março de 2015
Comportamentos e significados - Parte 2
Arrepio nas costas (como se fosse um gato) e um sacolejo após o arrepio: Ela está espantando a tensão
Passar o bico nas penas do rabo: Não significa que está com um tipo de coceira ou coisa parecida. Abaixo do rabo da ave existe uma ponta de pele chamada de “sobre”, “curanchinho”, etc… Na verdade é um local aonde a ave “molha” o bico para passar a secreção de “óleo” pelas penas afim de limpa-las.
Abaixa a cabeça para você: É um comportamento que representa confiança que ela deposita em você, para receber seu carinho. Faça movimentos delicados em sua ave, na cabeça, na região da bochecha, dos ouvidos. Ela pode não reconhecer a sua outra mão como parte do seu corpo, por isso aproxime devagar, ela vai tentar bicar (devagarinho), mas é normal.
Posição do topete em pé: Pode dizer nos dizer muitas coisas! Quando a crista está em posição normal, significa que sua calopsita está relaxada e calma. ou Crista muito ereta, significa atenção, alerta.
Posição do topete para baixo: Se o penacho estiver abaixado, significa que a ave está concentrada, interessada ao que está em seu redor.
Pequenas bicadinhas rápidas: Se seu pássaro começa a morder seu dedo rapidamente, ele pode estar um pouco chateado com você. Não tome isso como pessoal. pode acontecer quando está recebendo carinho e você muda a intensidade, a freqüência ou o ritmo do gesto, ele estranha esse movimento.
Abrindo a boca e fazendo um som que parece soltar ar (bufando): Quando você chega perto, principalmente a meia luz, ela faz um barulho como se estivesse soltando ar… ela está brava e essa é uma maneira de assustar o “adversário”. Está se defendendo. É comum, mesmo que saiba quem é… Fale com ela e aproxime-se devagar
Asas separadas do corpo: De costas, a forma das asas se assemelha a um coração. Este é um comportamento do macho. É um cortejo e uma forma de exibicionismo. Quando está com calor também afasta as assas do corpo… coloque em lugar fresco deixe uma “banheirinha” de água na gaiola.
Batendo o bico como um pica-pau: Uma ave pode muitas vezes “martelar” o bico em um objeto rígido, ou em você. Parece quase como um movimento de pica pau. Este é um comportamento comum para calopsita macho. É como se ela estivesse dizendo: “O que eu estou batendo é meu!”. No entanto, esse comportamento pode ser visto em ambos os sexos.
Andando freneticamente de um lado para o outro: Normalmente acontece quando a calopsita está na gaiola. Ela pode também piar repetidamente enquanto faz isso. Seu pássaro está implorando (sim, irritante!) para você tirá-la da gaiola. A velocidade do vai-e-vem do movimento muitas vezes aumenta exponencialmente quando as pessoas estão comendo no seu campo de visão.
Bicadas entre duas aves: Mesmo entre casais, as calopsitas podem ter um desentendimento momentâneo, o que não significa que não possam ficar juntas. Comportamento normal, algumas vezes pode ser ciúmes, disputa por poleiro, ou por alguma outra coisa.
Inclinando a cabeça: Se seu pássaro vira a cabeça para os lados e, em seguida, inclina-se para cima ou para baixo, ele pode estar olhando para algo acima ou abaixo dele. Por causa do posicionamento dos olhos de um pássaro, esta é a maneira mais fácil para eles verem determinadas áreas. Este movimento da cabeça também pode ser feito quando o pássaro prestando atenção em algum som.
terça-feira, 24 de março de 2015
Calopsitas - Comportamentos e significados (parte 1)
Comportamento das Calopsitas - o que significa ?
Passar o bico por entre as penas do corpo todoMuitas pessoas confundem este comportamento com a presença de piolhos ou algo que esteja incomodando a ave. Mas isso é um ato de limpeza. Comportamento normal.
Ficar empoleirada somente em um pé
É um bom sinal. Significa que a ave está saudável, relaxada e em descanso.
Rangendo o bico
O ranger de bico característico das calopsitas (roçar a parte de cima com a parte de baixo do bico) é de fato uma sensação reconfortante. Tanto o bico como a língua da calopsita possuem terminações nervosas encapsuladas nesses órgãos denominadas corpúsculos de Herbst´s, que os tornam muito sensíveis. Ranger as mandíbulas inferiores e superiores provocam uma sensação de tranquilidade que liberam endorfinas. Essas endorfinas provocam bem estar e frequentemente funcionam como um entorpecente para minimizar ansiedade e precipitar o sono. Uma calopsita feliz e relaxada estufará as penas ao redor do seu bico, cobrindo levemente a mandíbula inferior e as penas de sua crista ficarão levemente levantadas.
Gritando muito
Normalmente isso quer dizer que ela quer chamar a sua atenção para alguma coisa. Ela pode estar estressada, se sentindo sozinha, com medo, fome, nervosa com alguma coisa, querendo sair da gaiola. Cabe a você saber interpretar o que ela quer dizer.
Bocejando
A calopsita abre o bico, muitas vezes de forma seguida, isso ocorre geralmente quando está relaxada, ou próxima ao horário de dormir.
Normalmente as calopsitas se espreguiçam sempre que você chega perto delas ou conversa com elas. Esse comportamento demonstra descontração e também boas vindas.
Ela está se exibindo. Está alegre e quer que você a note.
No próximo post mais significados dos comportamentos das calopsitas !
segunda-feira, 23 de março de 2015
Como criar calopsita na mão? Preparando a papinha!
Aprenda a Criar Calopsita na Papinha
A papinha deve ser servida morna, para isso basta misturar a comida para Calopsita (eu sempre usei da Alcon), com água e deixar uns 10 segundo no microondas, ou então esquentar a água no fogo e misturar na papa. Antes de dar para o filhote, verifique se não está muito quente, isto evita problemas com queimaduras no filhote.
Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher para criar Calopsita na mão, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, ela vai ficar assim:
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, seguindo a tabela abaixo:
- 3 Semanas: as 7:00 hs, 11:00 hs, 15:00 hs 19:00 hs e 23 hs
- 4 Semanas: as 7:00 hs, 12:30 hs, 17:30 hs 20:00 hs e 22:30 hs
- 5 Semanas: as 7:00 hs, 15:00 hs e 22:00 hs
- 6 e 7 Semanas: as 7:00 hs e 22:00 hs
- 8 Semanas: 22:00 hs
Lembrando que a partir de 4 semanas você pode deixar um pote com uma boa mistura de sementes, pois o filhote de Calopsita começará a descascar e aos poucos irá comer sozinho, portando será uma fase de transição entre a papinha e as sementes. Outro detalhe é que estes horários não tem que ser seguidos a risca, ou seja, se as 10 da manhã você perceber que o papo do filhote está vazio então você deve tratar dele. A tabela é apenas um guia para ajudar a criar Calopsita na mão.
Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha. Aqui fica um vídeo de um filhote de Calopsita que estamos criando em nossa casa. Lembre-se, para cuidar de Calopsitas filhotes você precisará de muito carinho e atenção.
sexta-feira, 20 de março de 2015
Calopsita mansa
Quer ter uma calopsita mansa ? É muito fácil ! Basta pegá-la ainda filhote, na papinha, e ela se tornará sua amiga inseparável.
As vezes até demais, é verdade !!!A minha primeira calopsita eu peguei ainda bebezinha, com apenas 3 meses. Dava papinha 2 vezes por dia, 1 de manhã e 1 a noite. Fiz isso por aproximadamente 2 semanas, até começar a acostumá-la com as sementes.
Hoje ela é super apegada em mim, quando chego perto de casa ela já começa a gritar e me chamar. Por um lado isso é muito legal, mas por outro também eu não recomendo.
Não recomendo porque eu p. ex, fico muito tempo fora de casa, no trabalho, e ela sente falta, fica irritada quando percebe que estou de saída, fica carente demais quando chego, enfim... em uma determinada fase de nossa vida isso pode nos fazer bem, mas em outra podemos não estar tão afim de dispensar tanto tempo para elas, e elas sentem, podem acreditar. Elas são muito apegadas !
Já a minha outra calopsita, eu peguei mais velhinha, com 5 meses. Já comia sementes e era totalmente independente. Hoje ela é bem diferente da outra... prefere ficar a maior parte do tempo na gaiola, ainda que aberta. Ela até gosta de um carinho na cabeça, mas se achar que ultrapassou um certo limite, da-lhe bicada... rsrs.
O fato é que as calopsitas tem personalidade própria e uma é diferente da outra. Recomendo não pegar nem muito novinha, e nem muito velha... pois a mais velha muitas vezes tem dificuldade de se adaptar ao novo ambiente e pode até morrer.
Agora se você já tem uma calopsita e ela é arisca, e você quer saber como fazer para amansá-la, vai precisar de um pouco de paciência. Converse bastante com ela, sempre com voz suave, e procure manter-se na mesma altura que ela. Aproxime a mão sempre lentamente para que ela possa perceber que você não representa um perigo. Ofereça comida...rsrs. As calopsitas são muito gulosas e curiosas. Um girassol, painço... algo que ela não tenha a vontade na gaiola, pois se ela tiver não terá interesse em pegar da sua mão (esperta). Nunca fique bravo ou altere o tom de voz se ela te bicar. Se você assustá-la, dificilmente ela esquecerá. Calopsitas tem ótima memória. Deixe a gaiola aberta para que ela possa sair quando quiser, desde que com as devidas precauções é claro (janelas e portas fechadas, asa cortada, distância de outro animais perigosos). Ofereça o dedo para ela e você perceberá que aos poucos ela passará a confiar em você e subirá tranquilamente.
Eu fiz com a minha segunda bebe (Annabelle) e funcionou ! Espero ter ajudado quem estiver com essa dúvida.
Até a próxima...
quinta-feira, 19 de março de 2015
Apresentação
Hoje começo este blog, com o objetivo de ajudar pessoas que tenham dúvidas de como cuidar desses seres lindos, maravilhosos, encantadores, que são as calopsitas.
Quando peguei a minha primeira, a Angelina, que mais tarde fui descobrir que na verdade era "Angelino", eu não sabia quase nada sobre elas... e ficava desesperada cada vez que notava um comportamento diferente, ou uma sementinha que entrava no nariz, qualquer coisa diferente pois eu não fazia a menor idéia do que fazer, não entendia absolutamente nada sobre a espécie.
Mas foi amor a primeira vista ! Fiquei totalmente apaixonada por ela e então comecei a pesquisar tudo na internet... como saber se estava saudável, o que pode dar e o que não pode para comer... a época certa para se reproduzir, enfim... agora pretendo compartilhar o que aprendi e também aprender mais e mais com este blog.
E para começar, apresento minhas 2 filhas (por enquanto), Angelina (é macho, mas o nme não mudou), e Annabelle (fêmea, comprada já com a sexagem).
Me fala se elas não são lindas !!!
Quando peguei a minha primeira, a Angelina, que mais tarde fui descobrir que na verdade era "Angelino", eu não sabia quase nada sobre elas... e ficava desesperada cada vez que notava um comportamento diferente, ou uma sementinha que entrava no nariz, qualquer coisa diferente pois eu não fazia a menor idéia do que fazer, não entendia absolutamente nada sobre a espécie.
Mas foi amor a primeira vista ! Fiquei totalmente apaixonada por ela e então comecei a pesquisar tudo na internet... como saber se estava saudável, o que pode dar e o que não pode para comer... a época certa para se reproduzir, enfim... agora pretendo compartilhar o que aprendi e também aprender mais e mais com este blog.
E para começar, apresento minhas 2 filhas (por enquanto), Angelina (é macho, mas o nme não mudou), e Annabelle (fêmea, comprada já com a sexagem).
Me fala se elas não são lindas !!!
Assinar:
Postagens (Atom)